Junho de 2008 - Nº 10     ISSN 1982-7733
c_soc_aplicadaso4.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
FEBRACE 2008
Febrace - Painel geral
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Engenharia
Ciências Exatas/da Terra
Ciências Humanas
Ciências da Saúde
C. Sociais Aplicadas
II Mostra Mercosul
Seção Livre
Palavra aberta
Poesia
Crônica
Cinema
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

O negócio é ser pequeno


Maira Cristina Corrêa Fernandes, Livia Raquel Cupertino Malheiros, Fillipe Rocha Carneiro

Francisvado Feitosa da Silva (Orientador)

Escola Educação Criativa

Ipatinga - MG

“Nós queremos mostrar para as pessoas que as pequenas empresas são tão importantes quanto as grandes”, comenta a jovem Maira.

E Filipe informa: “Tivemos uma grande ajuda da SEBRAE (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário), eles nos forneceram pesquisas e muitas palestras sobre as microempresas”. 

“Com as pesquisas nós percebemos que as mulheres são a maioria no ramo das pequenas empresas, pois, elas têm o intuito de ajudar na renda doméstica”, observa Maira. Equipe JJ

Maira e Lívia em seu estande na FEBRACE 2008. Foto:Gerardo Lazzari

 Para introduzir o tema, fizemos várias discussões sobre o capitalismo e algumas idéias oriundas do século XIX. Para aprofundar nossos conhecimentos, fizemos cursos com o Sebrae, analisamos e estudamos reportagens e livros. Após a fase de discussões gerais, elaboramos um questionário para entrevistar pequenas empresas no Bairro de Cidade Nobre, onde está localizada a nossa escola. Analisamos as respostas e fizemos gráficos, que nos permitiram concluir que é muito difícil manter uma pequena empresa estável no mercado brasileiro.

Concluímos também que muitas pequenas empresas entrevistadas têm o objetivo inicial de serem grandes e desvalorizam a pequenez. Muitas delas não planejaram seus empreendimentos, não procuraram o Sebrae e acham que a nova política tributária não as ajudou. O governo vem tentando ajudá-las e com isso os empreendedores estão começando a ser mais conscientes, fazendo com que suas empresas se estabilizem e cresçam.

Participar desse projeto permitiu compreender melhor as regras do mercado e adquirir uma visão empreendedora que muito vai nos ajudar em nossa vida acadêmica e profissional.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Conheça alguns projetos

Erradicação do trabalho infantil através da reciclagem do lixo

Dilermando M. Porto, Alda C. G. da Silva, Maíra C. Brum

Viver em São Paulo será utopia?

Maíra Fessardi, Pedro J. Pinheiro

Roupas para pessoas portadoras de necessidades especiais

Lidia H. Faria, Suely D. Guimarães

O negócio é ser pequeno

Maira Fernandes, Livia Malheiros, Filipe Carneiro

 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.