Junho de 2008 - Nº 10     ISSN 1982-7733
jovem20.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
FEBRACE 2008
Febrace - Painel geral
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Engenharia
Ciências Exatas/da Terra
Ciências Humanas
Ciências da Saúde
C. Sociais Aplicadas
II Mostra Mercosul
Seção Livre
Palavra aberta
Poesia
Crônica
Cinema
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

Estação Ciência - Programação junho

Confira a programação da Estação Ciência. Horário de funcionamento: de terça a sexta das 8h às 18h e nos finais de semana e feriados das 9h às 18h.

 

Notícias da Estação

Fusão Nuclear: Utilizando na Terra a Energia das Estrelas

Em mais um evento gratuito do ciclo Física para Todos, desenvolvido em parceria entre a Estação Ciência e o Instituto de Física da USP, o prof. Dr. Álvaro Vannucci apresenta ao público, no dia 14 de junho, às 15h, a palestra "Fusão Nuclear: Utilizando na Terra a Energia das Estrelas". O objetivo é mostrar como as estrelas não passam de imensas "bolas" de hidrogênio envolvidas em processos que liberam uma enorme quantidade de energia, atualmente muito estudados em laboratórios de pesquisa na Terra, a fim de se conquistar a fusão termonuclear controlada. Quando for possível este controle, a humanidade terá à sua disposição uma fonte praticamente inesgotável e limpa de energia. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do e-mail fisicaparatodos@if.usp.br.

Planetas habitáveis no sistema solar e em outras estrelas

A procura de planetas habitáveis no Universo é um dos grandes projetos científicos do século XXI e este é o tema do último evento deste semestre do ciclo Encontros de Conhecimento, realizado em parceria entre a Estação Ciência e a SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. No debate, que acontece no dia 28 de junho, às 15h, o astrônomo e professor do IAG-USP, Augusto Damineli Neto discutirá como os planetas se tornam habitáveis, por quanto tempo essa propriedade se mantém e quais as chances de que a vida se origine. O convidado também irá mostrar porque os ETs modernos são micróbios e quais as técnicas que estão sendo desenvolvidas para detectá-los. São 190 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail sbpcsp@sbpcnet.org.br.

Dermanave: o novo espaço para você entender a sua pele

O público da Estação Ciência conta agora com um novo espaço, totalmente dedicado à saúde da pele. Trata-se da Sala Dermanave, projeto desenvolvido em parceria entre a Estação e a Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, e que apresenta de forma lúdica diversos aspectos científicos da nossa pele, como a sua composição, o crescimento do pêlo, proteção solar, acne e envelhecimento. O espaço foi montado dentro da área da Estação Ciência que já contempla outras exposições sobre o tema do Corpo Humano. No local, há modelos gigantes de cabeças que mostram como acontece o envelhecimento da pele, animações audiovisuais, uma cortina tátil, discos giratórios apresentando curiosidades em formato de perguntas e respostas e ainda ilustrações e um grande painel.

Mão na Massa na SBPC 2008

O programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, projeto permanente desenvolvido em São Paulo pela Estação Ciência, também estará representado na reunião anual da SPBC 2008, que acontece em Campinas de 13 a 18 de julho. Na ocasião, a equipe do projeto apresentará o trabalho de avaliação do Programa de Formação de Educadores para o Projeto Iniciação Científica No Ciclo I - Mão Na Massa em Parceria com a SME/SP. Saiba mais sobre o evento e participe: www.sbpcnet.org.br.

Outras dicas

Oportunidade para professores

O Instituto de Física da USP oferecerá, de 21 a 25 de julho, um conjunto de cursos de atualização voltados para educadores. Os temas e abordagens são diversificados, procurando responder a demandas atuais da escola básica. Assim pretende-se não apenas propiciar a atualização de conhecimentos, mas também a troca de experiências e práticas educacionais de professores. Os cursos são gratuitos e terão duração de 40 horas, além de uma segunda fase de acompanhamento, facultativa, nos meses de agosto e setembro, totalizando 30 horas de atividades. As duas etapas terão certificados independentes. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 15 de julho. Mais informações estão disponíveis no site www.if.usp.br/cultext/cursos_julho-08.htm ou pelo telefone (11) 3091 7192.


Semana do Meio Ambiente na USP

De 2 a 6 de junho, na semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Programa de Uso Racional da Água – PURA-USP, o Programa Permanente para o Uso Eficiente da Energia – PURE-USP e o Programa USP Recicla: da pedagogia à tecnologia promovem a SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA USP: ÁGUA. RESÍDUO. ENERGIA - Quem paga pra ver? Uma vida sustentável para nós e para as futuras gerações! O evento inclui uma programação com debates e filmes que pode ser consultada nos sites dos órgãos promotores ou pelos telefones (11) 3091 4428, 3091 4724 e 3091 4220. Participe!

Aprender com Cultura e Extensão

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP está divulgando à comunidade o novo programa sob sua coordenação - Aprender com Cultura e Extensãoque integra a política de apoio à permanência e formação estudantil da Universidade de São Paulo e tem a finalidade de fomentar ações de cultura e extensão por meio das atividades dos alunos em projetos, de forma a contribuir para a sua formação no campo da extensão universitária. Os projetos deverão apontar sua relação com as finalidades acadêmicas do curso ao qual o aluno se encontra vinculado e com as metas da Unidade para o desenvolvimento da cultura e extensão universitária, na sua articulação com o ensino e a pesquisa. Saiba mais no site da Pró-Reitoria: www.usp.br/prc.

Divulgação científica em Minas Gerais

O Centro de Difusão da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) acaba de lançar o evento Conhecimento para todos: UFMG Jovem e Feira de Ciências da Educação Básica de Minas Gerais (FECEB-MG), que vai apresentar a produção científica de Minas Gerais e será aberto para participação e visitação de alunos e professores em geral. A Feira ocorrerá no Campus Pampulha da UFMG nos dias 30 e 31 de outubro, sendo que os projetos de trabalho têm o prazo final de inscrição no dia 28 de junho. Para saber mais detalhes ou conhecer o cronograma do evento, envie um e-mail para conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br ou telefone para (31) 3409-4428

Estação Ciência - Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. www.eciencia.usp.br - info@eciencia.usp.br

Local: Rua Guaicurus, 1394, Lapa. Fone: (11) 3673-7022

Horário de funcionamento: terças a sextas-feiras, das 8 às 18 h; sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 h
Obs: fechamento do portão para ingresso - às 17h30 horas
www.eciencia.usp.br - info@eciencia.usp.br

Agendamento
Para escolas e grupos com mais de 15 pessoas. Telefones: (11) 3672-5364 e (11) 3675-6889.

CONFIRA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.