Heróis da América
Autor: Odir Cunha
Editora: Planeta
“Uma mão na roda para quem vai cobrir o Pan do Rio, ou quer saber tudo sobre os Jogos Pan-americanos”, assim o jornalista e escritor Odir Cunha definiu seu livro “Heróis da América, a história completa dos Jogos Pan-americanos”.
Com capítulos sobre cada edição dos Jogos, todos os pódios das 14 edições realizadas, apresentação do Pan do Rio, curiosidades, referências históricas, diagramação e fotos deslumbrantes, capa dura e 416 páginas com cerca de 100 mil informações, este lançamento da Editora Planeta não é apenas o livro mais completo já produzido sobre os Jogos Pan-americanos. É uma obra-prima da literatura esportiva.
O jornalista e escritor Odir Cunha tem uma relação de carinho e gratidão com os Jogos Pan-americanos. Sua primeira cobertura internacional, como repórter do Jornal da Tarde, foi no Pan de Porto Rico, em 1979. Pelo trabalho, ele e o jornalista Castilho de Andrade receberam o prêmio Esso de melhor reportagem esportiva daquele ano.
“Tudo era muito difícil naquela época. Não havia a Internet ou um livro como “Heróis da América” para servir de consulta. Agora, quem cobrir o Pan do Rio terá muito mais facilidade”, conclui o autor, que dedicou cinco anos no trabalho de pesquisa e redação da obra. |