Outubro de 2008 - Nº 12     ISSN 1982-7733
jovem19.php
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
Tema da Hora
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Som na caixa
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme: Politic
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Estação Ciência - Programação outubro

Confira a programação da Estação Ciência. Horário de funcionamento: de terça a sexta das 8h às 18h e nos finais de semana e feriados das 9h às 18h.

 

Notícias da Estação

Divulgação Científica na TV

Já reparou que, a cada minuto, cientistas fazem descobertas importantes para a sociedade? Isso exige que pesquisadores, jornalistas e professores desenvolvam ferramentas para tornar essas informações compreensíveis a todos. Esse será o tema do debate Divulgação Cíentifica na TV, organizado pela TV USP e que contará com a participação de Roseli de Deus Lopes, diretora da Estação Ciência; José Renato Monteiro, curador da Mostra Ver Ciência; e Maurício Tufanni, assessor de imprensa da Unesp e ex-editor chefe da Revista Galileu. A proposta é discutir como os recursos atuais podem ajudar a comunicar a Ciência de forma clara, simples e atraente. O debate será realizado dia 16 de outubro às 14h no auditório "Ernst W. Hamburger" da Estação Ciência. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do email aline.eredia@usp.br. Para mais informações acesse o site www.usp.br/tv.


Votação e ciência no parque

Assim como no primeiro turno das eleições, a Estação Ciência estará fechada para visitação no domingo, dia 26 de outubro, data de votação do segundo turno. Caso você esteja se planejando para uma visita às nossas exposições nesse final de semana, aproveite para vir no sábado anterior, dia 25, que terá atendimento ao público das 9h às 18h. Mas não pense que no domingo vão faltar opções, afinal estaremos junto com várias outras instituições durante todo o dia na marquise do Parque Ibirapuera, com exposições itinerantes, apresentações e oficinas no encerramento da edição 2008 da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia. Não perca!

 

Semana Nacional de Ciência & Tecnologia

E falando em Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, você sabia que pode aproveitar uma infinidade de eventos e exposições especialmente programados para estes dias? As atrações acontecem em centenas de cidades e há opções para todos os tipos de públicos. Este ano a Semana acontece de 20 a 26 de outubro e para conferir a programação completa na sua cidade é só acessar o site: http://semanact.mct.gov.br. Em São Paulo, por exemplo, você encontra atividades integradas coordenadas pela Estação Ciência, como a exposição Água Brasilis no metrô Tatuapé e um grande evento no Parque Ibirapuera. Veja a programação e participe!


Ver Ciência 2008

Também durante a Semana Nacional de Ciência & Tecnologia acontece a edição 2008 da mostra Ver Ciência. O evento, que acontece anualmente em diversas cidades do Brasil, tem o apoio da Petrobras e é a oportunidade para que o público assista a produções audiovisuais de todo o mundo, sempre com foco em temas da ciência. As mais diferentes abordagens e assuntos estão presentes na programação, cuidadosamente selecionada de forma a privilegiar a diversidade de visões, recursos e origens. Consulte já o site www.verciencia.com.br e veja o que está te aguardando! As exibições são todas gratuitas e acontecem sempre no auditório "Ernst W. Hamburger" da Estação Ciência. Já no último dia da mostra (domingo, dia 26 de outubro), haverá uma seleção especial sendo exibida durante todo o dia na marquise do Parque Ibirapuera, dentro do evento integrado da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia.


Física para Todos

Vem aí o último evento de 2008 do ciclo gratuito Física para Todos. Acontecendo mensalmente desde 2005, o ciclo é uma parceria com o Instituto de Física da USP e tem a proposta de abordar, com linguagem simples e acessível, temas da Física demonstrando como eles fazem parte do nosso cotidiano. Em novembro o tema será "Caos, Fractais, Complexidade: até que ponto podemos prever a natureza?", que será abordado pela profa. Dra. Carmen Pimentel Cintra do Prado no sábado, dia 8 de novembro, às 15h, no auditório "Ernst W. Hamburger" da Estação Ciência. Para saber mais detalhes sobre o evento e fazer a sua inscrição, visite o site http://itec.if.usp.br/~ccultext/fpt/fpt2sem2008.html.


Desafio Internacional

Atenção criativos: o Ontario Science Centre, no Canadá, lançou um concurso de vídeos para que as pessoas desenvolvam um experimento e o mostrem em um vídeo. Trata-se de uma forma inteligente de estimular a participação das pessoas, discutir problemas científicos, promover a experimentação com tecnologias acessíveis e gerar recursos educativos divertidos. A data-limite para envio dos vídeos é 31 de outubro e as informações sobre o concurso estão no vídeo do link a seguir: www.youtube.com/watch?v=OZPLGiCoaRc.

Estação Ciência - Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. www.eciencia.usp.br - info@eciencia.usp.br

Local: Rua Guaicurus, 1394, Lapa. Fone: (11) 3673-7022

Horário de funcionamento: terças a sextas-feiras, das 8 às 18 h; sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 h
Obs: fechamento do portão para ingresso - às 17h30 horas

Agendamento
Para escolas e grupos com mais de 15 pessoas. Telefones: (11) 3672-5364 e (11) 3675-6889.

CONFIRA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.