Outubro de 2008 - Nº 12     ISSN 1982-7733
teatro11.php
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
Tema da Hora
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Som na caixa
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme: Politic
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

"Jogando no Quintal" no Tucarena - SP

O Jogando no Quintal está em cartaz há  6º anos e já foi visto por mais de 130.000 pessoas. O improviso é o tema central do espetáculo, baseado na estrutura de um jogo de futebol, onde os palhaços do elenco criam as cenas na hora a partir de temas sugeridos pelo público, que também atua elegendo as melhores improvisações.


Foto: Divulgação

Apesar dos atletas jogarem juntos há muito tempo, a estrutura do improviso os obriga a inovarem, procurando sempre soluções diferentes a partir das mesmas ferramentas: seus corpos e vozes.

Como os palhaços-improvisadores não têm tempo de preparar o que vão fazer eles partem para a ação, e da própria ação deixam surgir as idéias que encantam o público, não raro, surpreendem até mesmo os próprios atores.

Regras

Com juiz e hino, o jogo é disputado por dois times de três palhaços-atletas cada, acompanhado por uma banda de música que cria sons e melodias ao vivo. Os palhaços improvisam cenas a partir de temas sugeridos pelo público. O tempo de cada improvisação é determinado pelo juiz.

Cada rodada é diferente e tem um desafio novo para os palhaços: improvisar uma cena em 10 segundos, criar uma propaganda a partir de um objeto pessoal de alguém da platéia, compor uma música criar uma história. Ao final de cada rodada, o próprio público/torcida decide qual dos dois times fez a melhor apresentação e vota, levantando cartões com as cores de cada time. Cada vitória vale um gol e, assim, o placar vai sendo construído.

O Jogando no Quintal foi criado em 2001, pelos palhaços César Gouvêa (Cizar Parker) e Marcio Ballas (João Grandão). A idéia era unir em um único espetáculo a suas grandes paixões: o palhaço e a improvisação. Para isto utilizaram o quintal da casa de César. A atraídos pela possibilidade de se pesquisar algo novo e interessante nessa linguagem, palhaços com bastante experiência profissional foram aos poucos se juntando à dupla.

Para a temporada 2008 foram criados novos jogos e os palhaços entram em cena com novos uniformes.

Jogando no Quintal

Elenco: Allan Benatti,  César Gouvêa, Cláudio Thebas, Eugênio La Salvia, Lú Lopes, Marcio Ballas, Marco Gonçalves, Nando Bolognesi, Paola Musatti, Paulo Federal, Rhena de Faria e Vera Abbud.

Criação e direção: César Gouvêa e Marcio Ballas

Direção executiva: Joca Paciello

Direção de Produção: César Gouvêa

Cenografia: Paulo Federal

 emporada: até 23 de novembro

Data e Horário: sábados às 21hs /  Domingos às 19h30

Preços: R$ 40,00

Recomendação: 10 anos

Duração: 2h30

Local: Teatro Tucarena

Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes

Tel: (11) 3670-8455

Capacidade: 300 lugares

 

Veja também...

- Jogando no Quintal
Direção:César Gouvêa e Marcio Ballas

- O Poeta e as Andorinhas
Direção:Paulo Ribeiro

- Terça Insana
Direção:Grace Gianoukas

 

 

teatro_col03.php
VOCÊ SABIA?

Quem foi William Shakespeare?

Famoso por ter escrito Romeu e Julieta, Willian Shakespeare foi um dramaturgo e poeta conhecido no mundo inteiro. É considerado o maior dramaturgo da Literatura Inglesa e responsável por 38 peças, 154 sonetos, dois poemas de narrativa longa, e várias outras poesias. As suas obras permanecem vivas até a atualidade, porém quando o assunto é a vida de Shakespeare pouco se sabe. Nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon. Aos 18 anos, segundo alguns estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith Quiney.

Entre os anos 1585 e 1592, William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, dramaturgo e proprietário da companhia de teatro Lord Chamberlain's Men, mais tarde conhecida como King's Men. Existem alguns boatos que dizem que ele reformou a Stratford em torno de 1613, e morreu três anos depois.

Muitas especulações existem ao redor do renomado dramaturgo inglês. Desde sua sexualidade, suas convicções religiosas e sobre a autoria de suas peças. Alguns pesquisadores e historiadores acreditam que ele pode nunca ter existido e que suas obras podem ter sido escritas por outras pessoas.

A maioria das informações que se fazem acerca de William Shakespeare são meras especulações derivadas de estudos, leituras, interpretações, pontos de vistas, hipóteses, lógicas. A única coisa que se tem certeza absoluta é que as peças atribuídas a Shakespeare marcaram praticamente todos os séculos seguintes, começando pelo tempo em que viveu.

 

Juliana Aguiar, aluna do curso de jornalismo na FIAM, São Paulo -  capital

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.