Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
semanasp04_brinquedo_fisica.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Brinquedos pra lá de diferentes!


Você já pensou em sentar confortavelmente em uma cadeira com assento feito apenas de pregos? Ou já imaginou sair andando por aí com seu cabelo todo arrepiado para cima? Provavelmente não, mas durante a “USP na Semana de Ciência e Tecnologia 2008”, tudo isso era possível, e muito mais. O Parque da Ciência e Tecnologia – Cientec/USP trouxe para o evento alguns brinquedos de física como atração para os mais de seis mil alunos que passaram pela feira.

O item mais popular entre os jovens foi o gerador de Van der Graaf, que passou a ser conhecido íntimo do pessoal que passava pelo stand. Difícil esquecer dele... Com a orientação de um monitor, os alunos aprenderam que o gerador produz cargas elétricas da mesma polaridade que o cabelo. Por esse motivo, as cargas se repelem, fazendo o cabelo ficar todo arrepiado. Mas preste bem atenção: isso só funciona se você estiver isolado do chão, pisando em cima de uma borracha! Os meninos se divertiram, mas as meninas preferiram a cadeira com pregos, que não bagunçava o cabelo.

Isso mesmo, a cadeira com pregos podia até assustar quem chegou de supetão querendo conhecer o objeto, mas ela também acabou fazendo a alegria do pessoal. Ao sentar na cadeira cheia de pregos, a sensação é de... surpresa! Por que ao sentarmos sobre vários pregos não sentimos dor?

 

Os vários pregos que compõe o assento fazem uma divisão do peso, ao passo que um prego só, ou poucos, não teria capacidade para isso. Aí sim machucaria.

Outro brinquedo que fez muita gente rir foi o saco de boxe. Como ele tem uma base de metal, e bem embaixo dele fica posicionado um ímã, o saco não desgruda do chão de jeito nenhum. Tudo depende se o monitor aciona ou não um dispositivo que emite uma carga que ativa o ímã.

 

Para Tatiane dos Santos Silva, estudante de 16 anos do colégio Antônio Vieira Campos, de Sorocaba, os brinquedos de física despertaram o interesse da garota. “Achei bem diferente, nunca tinha imaginado que seria divertido assim. Nada aqui é chato, é tudo muito legal”, afirma com empolgação, logo depois de brincar com seus colegas no gerador de Van der Graaf. Certamente os jovens não esperavam por tanta emoção, diz a diretora do Museu de Ciências da USP.

 

Até o final do evento, no dia 24 de outubro, o stand dos brinquedos de física continuava cheio. Jovens tirando dúvidas, monitores fazendo brincadeiras com os visitantes e muita ciência e tecnologia. O Jornal Jovem registrou para você um pouco do que aconteceu por lá. Confira.

Susan Togashi

 

Veja o vídeo >>>

 

Envie esta notícia para um amigo

C&T EXPLICAM

Semana C&T

USP

Radiotividade: é mesmo a vilã da ciência?

Instituto de Pesquisas Energéticas - IPEN

Brinquedos pra lá de diferentes

Parque de Ciência e Tecnologia - CienTec/USP

Geofísica: sismos no Brasil

Parque de Ciência e Tecnologia - CienTec/USP

Você sabe o que é o pré-sal?

Parque de Ciência e Tecnologia - CienTec/USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.