Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
semanasp04_presal.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Você sabe o que é o pré-sal?


Com todo o espaço que a mídia tem dado para as discussões em torno do pré-sal, você já conseguiu descobrir o que ele significa? Você pode dizer: ah, são muitos detalhes e fica difícil se encontrar em meio a um monte de informações. Pois então fique calmo, o Jornal Jovem aproveitou o evento “USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008” para conhecer um pouco mais sobre Geofísica, e conseguimos esclarecer direitinho o que é o caso Pré-Sal.

 

Desvendar a linguagem técnica, aprender um pouquinho sobre petróleo e extração é mais fácil do que se pensa. Você já sabe o que é petróleo certo? O chamado “líquido de ouro” é a matéria-prima para combustível e outros milhares de itens que usamos no nosso dia-a-dia. Sabe essas coisinhas de plástico que estão ao seu redor? Tudo o que é de plástico usa como ingrediente-base o petróleo para ser confeccionado. Deu pra perceber né! Se formos enumerar tudo o que é de plástico que está ao nosso redor você entenderá a importância dele para a economia dos países.

 

Então o Brasil passou a fazer estudos para encontrar mais reservas de petróleo. O que aconteceu foi que os técnicos brasileiros encontraram uma enorme reserva de petróleo e gás a 10 km de distância da superfície. Como? Utilizando sismógrafos super potentes, aparelho que registram com precisão as ondas sísmicas (a intensidade dos terremotos). Quando provocamos uma série de ondas em baixo do mar, elas são rebatidas ao tocar nos diferentes tipos de itens existentes debaixo da terra. Dependendo do jeito que ela chega novamente à superfície, dá para saber qual é o tipo de solo investigado. No caso do pré-sal, o petróleo está abaixo do oceano e de uma camada de sal (isso mesmo, nitrato de sódio).

Pensando no planeta Terra de dentro para fora, o petróleo está antes da camada de sal, por isso chamamos de pré-sal.

Agora, imagine fazer uma perfuração de 10 km de distância?!?! Essa é a grande questão. Pesquisadores ainda não conseguiram entrar em um consenso sobre se vale a pena ou não ter todo esse trabalhão e que vai custar muita coisa para o governo brasileiro.

A tecnologia para fazer essa tal perfuração ainda precisa ser estudada e as alternativas existentes também, então, pode se preparar para ouvir falar do pré-sal por mais algum tempo. Pode parecer que esse assunto não interfere diretamente em nossa vida, mas como o petróleo é uma das fontes de energia mais preciosas, a economia brasileira pode se beneficiar muito desta descoberta, e conseqüentemente, o nosso bolso!

Tudo isso aprendemos conversando com o prof. Ailton Marcos Bassini, no stand Espaço Geofísica na “USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008”. Não perca a próxima edição e conheça um pouco mais sobre essa ciência!

 

Susan Togashi

 

Veja o vídeo >>>

 

Envie esta notícia para um amigo

 

C&T EXPLICAM

Semana C&T

USP

Radiotividade: é mesmo a vilã da ciência?

Instituto de Pesquisas Energéticas - IPEN

Brinquedos pra lá de diferentes

Parque de Ciência e Tecnologia - CienTec/USP

Geofísica: sismos no Brasil

Parque de Ciência e Tecnologia - CienTec/USP

Você sabe o que é o pré-sal?

Parque de Ciência e Tecnologia - CienTec/USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.