Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
semanasp05_igc.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Minerais, cristais e fósseis integrados entre laboratórios, salas de aula, corredores e espaço expositivo


Por Pedro José Sibahi – Museu de Ciências da USP

O IGC faz parte do programa “Fins de semana e feriados em Museus e Acervos da Cidade Universitária” . Coordenado pelo Museu de Ciências da USP www.museudeciencias.usp.br, o programa recebe os visitantes em 6 Museus e Acervos, das 10h às 16h, sábados, domingos e feriados, gratuitamente. Basta chegar ao portão principal (1) e dizer que vai visitar os Museus e Acervos. O ônibus interno do campus, o circular, está disponível. Em cada local existem monitores que estão preparados para levar o visitante a uma viagem no tema escolhido.

 Foto: Susan Togashi

Lembrando muitos dos filmes que assistimos, ao entrar no Instituto de Geociências (IGC) da USP o visitante encontra uma réplica do esqueleto de um Alloussauro fragilis, que nos remete às eras geológicas passadas. Partindo daí, o visitante encontra no Museu de Geociências, distribuído entre os corredores e algumas salas do IGC, os mais variados tipos de rochas, cristais, fósseis e até mesmo amostras de petróleo.

 Allosauro fragilis. Foto: Susan Togashi

O Museu de Geociências do IGC teve início em 1934, por iniciativa do Prof. Dr. Ettore Onorato e se desenvolveu a partir do Museu de Mineralogia do Departamento de Mineralogia e Petrologia da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. O museu conta com cerca de 45 mil peças, sendo 5 mil em exposição permanente, o que evidencia a importância do acervo, colocando-o entre os mais importantes do país. Os exemplares de minerais, minérios, gemas, rochas, fósseis, espeleotemas (estalactites e estalagmites) e meteoritos são variados e de rara beleza. Os minerais estão expostos de maneira didática e muitos podem ser manuseados como parte das atividades de aprendizagem. Algumas peças se destacam, como as réplicas de dinossauros em tamanho natural e o 3º maior meteorito do país, o Itapuranga. Amostras do acervo são disponibilizadas para uso em trabalhos científicos e livros didáticos.

 

Além das exposições permanentes e temporárias, são oferecidos diversos serviços, como o atendimento a escolas, com linguagem pedagógica adequada às diferentes faixas etárias, orientação à população em geral sobre os assuntos geológicos e de meio ambiente. Em parceria com o Museu de Ciências da USP, o acervo recebe visitantes nos fins de semana. O Museu de Geociências oferece gratuitamente o serviço de identificação de minerais e rochas através de análise mecânica visual, sem emissão de laudos. Também organiza e participa de eventos como cursos de extensão e palestras em colégios, assessora a organização e participação em exposições temáticas e temporárias, feiras de ciência, organiza coleções, entre outras atividades culturais e científicas.

 

Museu de Geociências

Rua do Lago, 562 - 1º andar, Cidade Universitária

Tel.: (11) 3091-3952

Funcionamento: de terça a sexta-feira das 8h às 17h; sábado, domingo e feriados em parceria com o Museu de Ciências da USP das 10h às 16h (www.museudeciencias.usp.br). 

 

 Envie esta notícia para um amigo

MUSEUS DA USP

6 ACERVOS

Programa "Fins de semana e feriados em Museus e Acervos da Cidade Universitária" - USP

Profª.Drª.Elisabete Braga Saraiva

Diretora do Museu de Ciências da USP

Instituto Oceanográfico - IO

Pedro José Sibahi

ECA-USP

Instituto de Geociências - IGC

Pedro José Sibahi

ECA-USP

Instituto de Estudos Brasileiros - IEB

Pedro José Sibahi

ECA-USP

Museu de Arte Contemporânea - MAC

Pedro José Sibahi

ECA-USP

Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE

Pedro José Sibahi

ECA-USP

Museu de Anatoma Humana - MAH

Pedro José Sibahi

ECA-USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.