Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
semanasp05_mac.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Picasso, Portinari, Tarsila do Amaral e mais de 8000 obras, além de cursos e ateliês nos 3500 m2 da sede do MAC-USP


Por Pedro Sibahi – Museu de Ciências da USP

O MAC faz parte do programa “Fins de semana e feriados em Museus e Acervos da Cidade Universitária” . Coordenado pelo Museu de Ciências da USP www.museudeciencias.usp.br, o programa recebe os visitantes em 6 Museus e Acervos, das 10h às 16h, sábados, domingos e feriados, gratuitamente. Basta chegar ao portão principal (1) e dizer que vai visitar os Museus e Acervos. O ônibus interno do campus, o circular, está disponível. Em cada local existem monitores que estão preparados para levar o visitante a uma viagem no tema escolhido.

 Foto: Susan Togashi

O Museu de Arte Contemporânea da USP é bem mais que um espaço para a apreciação das artes. Como parte da Universidade, ele também abriga outros tipos de atividades, como as de ensino e pesquisa. Há aulas de fenomenologia da arte, restauro de obras e visitas guiadas nos fins de semana, em parceria com o Museu de Ciências da USP. Seu acervo é composto por cerca de 8.000 obras de arte moderna e contemporânea, contando com pinturas, gravuras, esculturas e trabalhos conceituais de artistas nacionais e internacionais. O museu é considerado o mais importante da América Latina especializado na produção ocidental do século XX.

  Foto: Susan Togashi

Historicamente, o MAC é uma continuação do Museu de Arte Moderna de São Paulo, fundado por Ciccilo Matarazzo em 1948. Criado num contexto de expansão industrial, reivindicado há tempos por nomes como Mário de Andrade e Sérgio Milliet, o MAM acabou fechando suas portas quatorze anos depois. Foi aí que Ciccilo doou as obras à Universidade de São Paulo, que somadas às doações da Fundação Nelson Rockfeller e os Prêmios das Bienais Internacionais de São Paulo comporiam o acervo do MAC.

 

Funcionando inicialmente em um pavilhão do Parque Ibirapuera, local que ainda abriga exposições, o MAC já se mostrava como de vanguarda nas décadas de 60 e 70. Consolidado como primeira experiência museológica moderna do país numa época em que os rumos da arte eram muito discutidos, o museu promoveu exposições como as que retratavam a repressão no cotidiano, mesmo durante a ditadura.

 

Inaugurado no interior da Cidade Universitária em 1992, o novo prédio do MAC conta com um corpo permanente de docentes e pesquisadores, e também oferece cursos de extensão universitária, de graduação e de pós-graduação. Atualmente, abriga em seu interior a Biblioteca Lourival Gomes Machado e obras de arte moderna de desde o início do século XX, como Figuras, de Picasso, até trabalhos de arte contemporânea, entre os quais, obras de Luiz Sacilotto e Tomie Ohtake. Vale também ressaltar a visita ao gabinete de papel, onde encontra-se parte da reserva técnica, com gravuras, aquarelas e outros trabalhos acessíveis ao público.

 

MAC

Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária

Tel: (11) 3091-3039

Funcionamento: terça a sexta-feira das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados das 10h às 16h em parceria com o Museu de Ciências da USP (www.museudeciencias.usp.br).

 

 Envie esta notícia para um amigo

 

MUSEUS DA USP

6 ACERVOS

Programa "Fins de semana e feriados em Museus e Acervos da Cidade Universitária" - USP

Profª.Drª.Elisabete Braga Saraiva

Diretora do Museu de Ciências da USP

Instituto Oceanográfico - IO

Pedro José Sibahi

ECA-USP

Instituto de Geociências - IGC

Pedro José Sibahi

ECA-USP

Instituto de Estudos Brasileiros - IEB

Pedro José Sibahi

ECA-USP

Museu de Arte Contemporânea - MAC

Pedro José Sibahi

ECA-USP

Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE

Pedro José Sibahi

ECA-USP

Museu de Anatoma Humana - MAH

Pedro José Sibahi

ECA-USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.