Abril de 2009 - Nº 14   ISSN 1982-7733  
bossanova02.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
50tões da Música
Madonna
Michael Jackson
Prince
Roberto Carlos
Bossa Nova
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The Theme: Music
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

JJ entrevista: Amilton Godoy


Bossa nova

 

JJ - Como o Zimbo Trio se contextualiza na história da Bossa Nova?

Amilton Godoy - O Zimbo Trio é um grupo pós bossa nova, pois ele foi formado em 1.964, enquanto a bossa nova oficialmente é de 1.958. Portanto o Zimbo Trio é posterior ao movimento de bossa nova.

Quando o Zimbo Trio surgiu utilizou o material musical de extrema qualidade que a bossa nova tinha divulgado através de excelentes discos onde foram revelados novos talentosos compositores.


JJ - Os acontecimentos de determinada época e o contexto histórico contribuem para o surgimento de novos estilos musicais?

Amilton Godoy - A bossa nova apareceu como uma música bastante intimista, enquanto que o movimento musical em que o Zimbo Trio surgiu tinha como característica a extroversão. O Zimbo Trio foi o primeiro grupo instrumental brasileiro a fazer sucesso em disco tanto no Brasil como no exterior utilizando um material genuinamente brasileiro fazendo jazz sem mais necessitar dos standards e temas americanos. Foi o primeiro grupo com esta proposta.

O estilo musical criado pelo Zimbo Trio foi seguido e copiado por vários outros grupos que se formaram influenciados pela forma com a qual o Zimbo Trio. Tanto os músicos de jazz como os apreciadores deste estilo se encantaram com esta forma de tocar.

Outro fato importante é que o Zimbo Trio revelou uma grande quantidade de novos compositores com propostas musicais diferenciadas daquelas até então reveladas pela bossa nova. Importantes compositores de hoje tiveram suas primeiras obras interpretadas pelo Zimbo Trio em sua versão instrumental. Aliado a isso a seriedade com que o Zimbo Trio sempre encarou sua missão faz com que seu estilo perdure até hoje.

 


JJ - Para os jovens que estão começando a conhecer vocês, pode falar como se começa a compor uma música, e que trabalhos vocês consideram criativos no cenário musical atual?

Amilton Godoy - Para os jovens que gostariam de se tornar compositores é bom lembrar que aliado à inspiração a transpiração é muito importante, quer dizer é preciso muito trabalho.

 

JJ - Qual é o perfil dos jovens que procuram sua escola?

Amilton Godoy - Os jovens que nos procuram hoje são amantes da música, e isto é o mais importante, porque com amor tudo se realiza.

 

Vídeo

Samba de uma nota só

http://www.youtube.com/watch?v=i2IQ9mc1pCU

 

 

Envie esta notícia para um amigo

 

50TÕES DA MÚSICA

NACIONAL

BOSSA NOVA

A Bossa Nova tem endereço!

Veja também vídeo de João Gilberto

Zimbo Trio eterniza a Bossa Nova

Confira o vídeo do Zimbo no Auditório Ibirapuera

JJ entrevista: Amilton Godoy, pianista do Zimbo Trio

Confira o vídeo "Samba de uma nota só"

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.