Abril de 2009 - Nº 14   ISSN 1982-7733  
jovem19.php
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
50tões da Música
Madonna
Michael Jackson
Prince
Roberto Carlos
Bossa Nova
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The Theme: Music
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Estação Ciência - Programação maio

Confira a programação da Estação Ciência. Horário de funcionamento: de terça a sexta das 8h às 18h e nos finais de semana e feriados das 9h às 18h.

 

Notícias da Estação

As vozes do cérebro

No dia 16 de maio terá início na Estação Ciência o novo ciclo de eventos gratuitos Neuro - Ciências, Arte e Filosofia. Um projeto especial para você que tem curiosidade de entender melhor o que significa "Neurociências" e o que isso tem a ver com nossas vidas. O termo engloba pesquisas nos diversos campos do saber sobre o sistema nervoso, desde mecanismos básicos de seu funcionamento até a interação Mente e Cérebro. Neuro - Ciências, Arte e Filosofia, abordará um pouco dessas complexas interações e a maneira como elas refletem diretamente nas nossas emoç&o tilde;es, percepções, gestos, memória, razão, aprendizado. Serão 3 encontros gratuitos, um por mês, sempre com importantes e respeitados estudiosos da área.

16 de maio, sábado às 15h: "As vozes do cérebro: origens e perspectivas expressas em Ciência, Filosofia e Arte"
Palestrante: Maria Inês Nogueira, Profª. Associada do Laboratório de Neurociências do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e Coordenadora do Grupo Vivendo Ciência & Arte.

13 de junho, sábado às 15h: "Emoções que adoecem: Modulações pela experiência de vida"
Palestrante: João Palermo Neto, Prof. Titular e Coordenador do Grupo Temático em Neuroimunomodulação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

15 de agosto, sábado às 15h: "Memória e Percepção, Imaginação, Inconsciente e Consciência"
Palestrante: Gilberto Fernando Xavier, Prof. Associado do Laboratório de Neurociências do Instituto de Biociências da USP e Coordenador do Grupo Vivendo Ciência & Arte.

Todas as palestras ocorrem no auditório "Ernst W. Hamburger", da Estação Ciência. As inscrições e outras informações podem ser obtidas através do email eventos@eciencia.usp.br, ou do telefone (11) 3675 8828.


Cosmos 29 anos - contagem regressiva

Preparando para os 30 anos do lançamento de Cosmos, será realizado neste domingo, dia 17 de maio, um pré-evento no auditório da Estação Ciência, para relembrar um pouco mais da história da ciência.

Sem dúvida alguma, um dos maiores nomes da ciência é Carl Sagan. Quem com um pouco mais de 30 anos não se lembra da famosa minissérie na década de 80, onde um homem ousou mostrar que Ciência pode se aprender de uma maneira fácil e pela TV?

Hoje, isto até parece coisa boba, já que temos tantos programas, documentários e até emissoras com o mesmo tema. Mas devemos lembrar que, mais exatamente, na década de 80, a realidade era outra. Cosmos passou no Brasil em meados de 1982, na Rede Globo, e atraiu milhares de crianças e adultos, que hoje se transformaram no futuro da nação. O grande desfecho das comemorações será em 2010, na própria Estação Ciência.

Programação:

Cosmos – 29 anos
17 de maio, domingo
Local: auditório "Ernst W. Hamburger"
Informações: eventos@eciencia.usp.br ou (11) 3675 8828

9h - Abertura da Estação
9h30 - Vídeo de abertura, Update de Cosmos - legendado
10h - Bate papo sobre a história de Cosmos e seus quase 30 anos - Surya Bueno
11h - A Ciência de Star Trek - Primeira Parte - Legendado
12h - Intervalo
13h15 - A Ciência de Star Trek - Final - Legendado
14h - De Galileu a Carl Sagan - bate papo com Renato Azevedo e Roberto Fabricio
15h - Fato vs Especulação vs Mito - Roberto Fabricio, Alan Uemura e Renato Azevedo
16h - Ciência no cinema - Videos dublados e legendados
17h - Encerramento


Nanociência: ondas de matéria e a matéria da onda

Mais um evento gratuito do ciclo Física para Todos: no dia 6 de junho, sábado, às 15h, venha entender - com a profa. Dra. Helena Maria Petrilli - uma das maiores revoluções já ocorridas na Física, a introdução da Mecânica Quântica, com consequências em praticamente todas as áreas do conhecimento e impacto especial na “Física dos Materiais”, que culminou nos dias atuais na nanociência, onde computadores, celulares e todos os dispositivos eletrônicos que utilizamos, funcionam à base de aplicações de fenômenos quânticos numa verdadeira revolu&cce dil;ão tecnológica. Quer saber mais? Acesse já o site http://itec.if.usp.br/~ccultext/fpt/fpt1s em2009.html para informações completas, inscrições on-line e o calendário completo do ciclo Física para Todos, que é realizado mensalmente em parceria com o Instituto de Física da USP e traz sempre novos temas da Física para serem desvendados de forma simples e acessível para o pú ;blico em geral.


Darwin Now: últimos dias

Não perca a última chance de vir visitar a exposição temporária temporária Darwin Now, na Estação Ciência. Ela explora a vida e obra do naturalista britânico Charles Darwin e o impacto que suas idéias sobre a evolução das espécies ainda provocam. Com visual diferenciado e informações completas sobre as teorias do famoso cientista britânico, Darwin Now é uma excelente oportunidade para conferir teorias que foram tão revolucionárias e que se tornaram pilares da biologia e da genética presentes em muitas áreas da ciência moderna. Originalmente exposta em Londres, a exposição foi adaptada e trazida ao Brasil pelo British Council, como uma contribuição às celebrações internacionais em comemoração ao bicentenário do nascimento do cientista. Darwin Now ficará em exposição na Estação somente até o dia 17.

Junto à exposição, estão sendo exibidos alguns filmes da 14ª Mostra Internacional de Ciência na TV - Ver Ciência 2008, que teve como tema "Evolução e Diversidade" e são também uma ótima forma de complementar o aprendizado das teorias do autor de "A Origem das Espécies".

Serviço:
Exposição temporária Darwin Now
Local: Estação Ciência – USP / Mezanino
(Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo)
Período: 16 de abril a 17 de maio de 2009


Aprender Ciências da Natureza

Atenção todos os interessados no tema do ensino de ciências: estão abertas as inscrições para a II Semana de Licenciatura em Ciências da Natureza , que ocorrerá de 25 a 29 de maio na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. No evento haverá palestras, discussões, oficinas, apresentação de trabalhos científico s, atividades culturais (peça teatral), bem como exposições itinerantes da Estação Ciência, atividades estas dirigidas tanto ao público universitário, alunos e professores já formados, como ao alunado do ensino fundamental e médio. Espera-se criar condições para uma maior inserção da comunidade interessada na educação científica, tanto no âmbito escolar como não escolar, para discussões sobre os temas envolvidos, sobre a divulgação dos projetos universitários nesta área e sobre a formação de professores, particularmente de Ciências para o ensino fundamental. Para mais informações e inscrições acesse: http://www.uspleste.usp.br/aprender-ciencia/semana_LCN_09/


Biblioteca Mario Schemberg

Você sabia que a cidade de São Paulo possui uma biblioteca temática especializada em ciências? Parceira e vizinha da Estação Ciência, no bairro da Lapa, a nova instalação da Biblioteca Mario Schemberg tem oferecido aos cidadãos uma rica programação de eventos, exposições e programaçõe s. Para saber mais, é só visitar o site da biblioteca: http://www.bibliotecadeciencias.sp.gov.br/ e ficar por dentro de tudo! Aproveite!

Estação Ciência - Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. www.eciencia.usp.br - info@eciencia.usp.br

Local: Rua Guaicurus, 1394, Lapa. Fone: (11) 3673-7022

Horário de funcionamento: terças a sextas-feiras, das 8 às 18 h; sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 h
Obs: fechamento do portão para ingresso - às 17h30 horas

Agendamento
Para escolas e grupos com mais de 15 pessoas. Telefones: (11) 3672-5364 e (11) 3675-6889.

CONFIRA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.