Abril de 2009 - Nº 14   ISSN 1982-7733  
semanasp01_agua
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
50tões da Música
Madonna
Michael Jackson
Prince
Roberto Carlos
Bossa Nova
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The Theme: Music
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Michael Jackson está sumido, mas não perdeu o brilho


Carreira

Álbum Triller, sucesso estrondoso de vendas. Foto: Divulgação

Por causa dos vários boatos em torno de suas esquisitices, Michael Jackson passou a se enclausurar cada vez mais em sua mansão na Califórnia. Seu último álbum de inéditas, Invincible, saiu em 2001 em cinco versões diferentes. A foto de Michael na capa era a mesma, mas ele poderia ir para o aparelho de som nas cores azul, amarelo, vermelho, branco e verde. São nos detalhes que ele acerta.

 

Aos 50 anos, não há previsão de um novo álbum, mas a mídia anda divulgando até que ele andou em estúdio fazendo gravações de poemas do século 18, do autor escocês Robert Burns. Outra novidade é que ele abriria mão dos direitos das músicas do Beatles. Acredite se quiser: ele pagou US$47,5 milhões de dólares em 1985 pelos direitos autorais de músicas da banda.

 

Michael Jackson veio de família pobre, com oito irmãos. Eles se juntaram para tocar violão escondido do pai, e foi assim que o The Jackson 5 surgiu: em uma casa de dois cômodos em Indiana. Mas foi na Califórnia que os negrões de cabelo black power estouraram. Não é exagero não... O primeiro álbum solo do artista pop atingiu a marca dos 20 milhões de cópias vendidas. Não é pra qualquer um. Thriller é o disco mais vendido de todos os tempos, desde 1983, e recentemente ganhou uma versão comemorativa com direito a faixa inédita, DVD com clipes e um cd de remixes.

Dono de um currículo invejável, Michael Jackson é o segundo cantor solo internacional que mais teve seus hits na Bilboard, 13 ao todo, ficando atrás apenas de James Brown, com 17. Ele também possui o prêmio Legend Award, conquistado por ser o cantor que mais vendeu no Japão em toda a história da música.

 

Não é para qualquer um. Apesar de estar na geladeira nos últimos anos, recebeu milhares de homenagens ao completar 50 anos, ganhando inclusive o relançamento de seu álbum mais famoso, Thriller, que conta com a participação e interpretação de cantores pop da nova geração como Akon, Fergie e Kanye West.

 

“Tenho certeza que ele marcou a história da música por reinventar o pop nos anos 80. Mesmo quem não pegou o auge de sua fama conhece ao menos o refrão de Beat It, afirma Rodrigo Julio, que iniciou um namoro ao som de Jackson.

Por isso, se você pensa que ele está meio sumido porque perdeu a criatividade, está muito enganado. O vencedor de mais de cinco Grammys não perderá a pose. Apesar do sumiço, o camaleão pop não pretende parar de surpreender seu público tão cedo.

por Susan Togashi

Envie esta notícia para um amigo

 

50TÕES DA MÚSICA

INTERNACIONAL

MICHAEL JACKSON

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.