Agosto de 2009 - Nº 15   ISSN 1982-7733  
teatro34.php
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Espelho, espelho meu
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
PUC / SP

Alice Através do Espelho" entra em cartaz no Teatro Bibi Ferreira/SP


Alice Através do Espelho, peça baseada na obra de Lewis Carroll, entra em cartaz na cidade de São Paulo durante as férias de julho. Com direção de Lucia de Lellis e realização do Grupo Briluz de Teatro, é indicada para todas as idades e ficará em cartaz de 4 de julho a 29 de agosto, aos sábados, às 18h, no Teatro Bibi Ferreira. Confira.

 

Foto: Divulgação

O espetáculo conta a história de Alice, uma garota que se encontra na fase em que mais buscamos auto-conhecimento. Certo dia ela decide se aventurar em mundo desconhecido e atravessa o espelho. Lá, passa a fazer parte de um jogo de xadrez, onde encontra personagens surreais que a ajudam a trilhar seu caminho e superar suas dificuldades. Pela ótica de uma criança em desenvolvimento, o texto de Lewis Carroll apresenta ao público um mundo cheio de caminhos e escolhas, que irão descortinar as variadas possibilidades existentes no destino de cada ser humano.

 

"Alice Através do Espelho não uma fábula, nem tão pouco um conto infantil, trata-se de uma obra de extrema profundidade psicológica, repleta de questionamentos sobre a transformação interna do homem no decorrer de sua trajetória", comentam os integrantes do Grupo Briluz de Teatro. Porém, esse não é o único tema abordado no espetáculo, uma vez que o autor apresenta pontos de reflexão como: a visão do mundo por meio do olhar de uma criança e também questiona o que é sonhar. Todas essas questões são ampliadas quando coloca em paralelo o jogo de xadrez e a vida, nos fazendo pensar a respeito do que é o destino e até que ponto as escolhas alteram o que parecia predestinado. A figura do espelho é utilizada como forma de reflexão individual e propõe um desnudamento para a possibilidade de reconhecimento ou resignificação, uma espécie de rito de passagem.

 

No processo de montagem do espetáculo foram realizados estudos de mesa com base em autores como Joseph Campbell, Carl Jung, João Guimarães Rosa, Fernando Pessoa, Lao-Tsé, Clarice Lispector, Machado de Assis, Raduan Nassar, entre outros. O cenário é influenciado por elementos das obras de Maurits Cornelis Escher. "O nível de reflexão que a obra propõe faz desse espetáculo um trabalho consistente não só para crianças, mas para todos os públicos, independente da faixa etária", explicam. De acordo com os integrantes do Grupo, Alice Através do Espelho é uma importante ferramenta de acesso à cultura, não apenas por apresentar em seu conteúdo toda a beleza de uma obra literária, mas por tratar de assuntos que são de suma importância para a formação do ser humano.

 

O autor

Lewis Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido como Lewis Carroll, nasceu em Daresbury, na Inglaterra, em 1832. Foi matemático, lógico, fotógrafo e romancista. Enquanto professor em Oxford, conheceu Henry Liddell, pai de três meninas: Alice, Lorina e Edite. Alice, a fonte de inspiração para seu primeiro grande romance, publicado em 1865: Alice no País das Maravilhas. Escreveu Alice Através do Espelho em 1871, uma espécie de continuação da história, que também obteve grande sucesso de vendas. Faleceu em 1898.

 

A diretora Lúcia de Lellis é também atriz, arte-educadora e pesquisadora teatral. Formada pela PUC- SP em filosofia e em teatro pela Fundação das Artes – SC do Sul, trabalhou por 11 anos como atriz do Grupo Macunaíma/CPT, com Antunes Filho. Integra o quadro de professores do Teatro Escola Macunaíma desde 1997. 

Alice Através do Espelho

Gênero: non sense

Temporada: 4 de julho a 29 de agosto

Horário: sábados às 18h

Local – Teatro Bibi Ferreira (av. Brigadeiro Luis Antonio, 931, Bela Vista - acesso a deficiente físico e café) - informações: (11) 3105-3129

Ingressos – R$ 40 (inteira) e R$ 20 (estudantes, terceira idade)

Duração: 80 minutos

Censura: livre

Texto: Lewis Carroll

tradução: Wilian Lagos

Direção: Lucia de Lellis

Envie esta notícia para um amigo

 

Veja também>>>

 

- Fernando em Pessoas
Direção:Fernando Silveira

- "Seis personagens à procura de um autor
Direção:Hélio Cícero

- Alice através do espelho
Direção:Lúcia de Lellis

- Terça Insana
Direção:Grace Gianoukas

- A Festa de Abigaiu
Direção:Mauro Baptista Vedia

 

teatro_col03.php
VOCÊ SABIA?

Quem foi Luigi Pirandello?

Luigi Pirandello, nasceu na Sicília, em 1867.

Poeta, romancista e dramaturgo italiano, formado em filologia pela Universidade de Bonn, na Alemanha, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1934. Nascido em Agrigento, de família bem colocada financeiramente, exploradores de minas de enxofre, muda-se para Roma para estudar em 1893, até então havia se dedicado já à poesia e começa a se dedicar a outros gêneros literários. Devido a desentendimentos acadêmicos vai estudar na Alemanha, onde se forma. Posteriormente retorna a Roma, se estabelece e sofre uma grande perda financeira quando a família perde as minas de enxofre, seu principal sustento, e é obrigado a lecionar para se sustentar. Este fato também levou sua esposa à internação com distúrbios mentais. Seis Personagens à Procura de um Autor é tida como a principal obra da dramaturgia de Pirandello, estreou em 1921 com críticas, mas logo após conquistou sucesso internacional. Entre suas obras estão também as peças Esta Noite se Improvisa e Cada Um a Seu Modo, entre várias outras, o romance O Falecido Mattia Pascal, além de poesias, contos, crônicas e ensaios como O Humorismo.

Faleceu em Roma no ano de 1936.

Letícia Lopez

estudante de Psicologia - PUC/SP e formanda no curso de teatro- Indac/SP

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.