Agosto de 2009 - Nº 15   ISSN 1982-7733  
teatro36.php
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Espelho, espelho meu
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
PUC / SP

"Seis personagens à procura de um autor" está em cartaz no teatro do Indac/SP


Seis Personagens à procura de um Autor, de Luigi Pirandello, foi a peça escolhida pelos formandos do curso de teatro do INDAC. Em cartaz até 31 de outubro. Grátis.

 

Foto: Divulgação

Seis Personagens à procura de um Autor, de Luigi Pirandello, foi escrita e encenada pela primeira vez em 1921. Esta obra, que teve uma estréia polêmica em sua época, se utiliza do metateatro para propor discussões sobre a existência humana, a criação artística e  o papel da arte na sociedade.

No meio do ensaio de uma companhia de teatro, seis estranhas figuras, que se dizem personagens abandonadas por seu autor, aparecem pedindo que seus dramas sejam representados. Lutando para convencer o diretor da companhia, os personagens apresentam suas histórias ao mesmo tempo em que levantam questões sobre o próprio teatro. Nesse encontro atípico, os atores defendem sua arte, questionada pelos personagens e a partir dessas discussões abre-se um espaço para uma reflexão sobre realidade e fantasia, a arte em si e sobre o ato da criação.

As personagens, falhas e cheias de conflitos, não têm nomes e são chamadas pelos papéis que exercem dentro da família, como se fora desta não existissem, nomeadas simplesmente por o Pai, a Mãe, o Filho, a Enteada, o Rapazinho e a Menina, esses dois últimos não falam. Tal família representa uma simbiose, à qual todos estão presos e não conseguem se desvencilhar. Elas ainda têm que se ver representadas por alguém, o que não agrada nem um pouco, uma vez que a arte não é a vida e nem a vida é a arte. Isto também levanta em algum momento as questões de a arte imitando a vida e a vida imitando a vida, as máscaras que todos usamos, a efemeridade de nossa realidade e identidade o que é real e o valor da inocência.

Pirandello, utilizando-se do humorismo, estilo que mistura o riso à reflexão e que foi estudado e defendido pelo próprio autor, consegue aprofundar-se em questões extremamente complexas de maneira divertida e interessante, fazendo com que a encenação se torne uma peça, indo além de uma conferência filosófica.

 

Seis Personagens à procura de um Autor

Texto: Luigi Pirandello

Tradução: Débora Omaki

Direção: Hélio Cícero

Com: Caio Caridade, David Brenon, Gustavo Dias, Letícia Lopez, Marina Machado, Mônica Soto, Paula Miranda e Willian Barros. Atores convidados: Daniel Schon, Luiza Andrade e Maurício Destri.

Local: Indac - Praça Américo Jacomino, 63- ao lado do metrô Vila Madalena

Sábados e domingos de agosto às 19h00

Sábados e domingos de setembro e outubro (até dia 31/10) às 21h30.

Grátis. 

 

Envie esta notícia para um amigo

 

Veja também>>>

 

- Fernando em Pessoas
Direção:Fernando Silveira

- "Seis personagens à procura de um autor
Direção:Hélio Cícero

- Alice através do espelho
Direção:Lúcia de Lellis

- Terça Insana
Direção:Grace Gianoukas

- A Festa de Abigaiu
Direção:Mauro Baptista Vedia

 

teatro_col03.php
VOCÊ SABIA?

Quem foi Luigi Pirandello?

Luigi Pirandello, nasceu na Sicília, em 1867.

Poeta, romancista e dramaturgo italiano, formado em filologia pela Universidade de Bonn, na Alemanha, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1934. Nascido em Agrigento, de família bem colocada financeiramente, exploradores de minas de enxofre, muda-se para Roma para estudar em 1893, até então havia se dedicado já à poesia e começa a se dedicar a outros gêneros literários. Devido a desentendimentos acadêmicos vai estudar na Alemanha, onde se forma. Posteriormente retorna a Roma, se estabelece e sofre uma grande perda financeira quando a família perde as minas de enxofre, seu principal sustento, e é obrigado a lecionar para se sustentar. Este fato também levou sua esposa à internação com distúrbios mentais. Seis Personagens à Procura de um Autor é tida como a principal obra da dramaturgia de Pirandello, estreou em 1921 com críticas, mas logo após conquistou sucesso internacional. Entre suas obras estão também as peças Esta Noite se Improvisa e Cada Um a Seu Modo, entre várias outras, o romance O Falecido Mattia Pascal, além de poesias, contos, crônicas e ensaios como O Humorismo.

Faleceu em Roma no ano de 1936.

Letícia Lopez

estudante de Psicologia - PUC/SP e formanda no curso de teatro- Indac/SP

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.