Maio de 2010 - Nº 17   ISSN 1982-7733  
exposicao53.php
exposicoes.col03.php
Como participar
Fale conosco
A Antártida e o Planeta
Convidados da Hora
Conhecendo a Antártida
O IO-USP no Proantar
A Antártida e o Clima
Pesquisas do IO-USP
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
IO - Instituto Oceanográfico da USP

Andy Warhol, Mr. América" está na Pinacoteca/SP

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta Andy Warhol, Mr. America. A exposição exibe cerca de 170 obras que exploram temas relativos à política e à cultura popular norte-americana, além de filmes produzidos pelo artista em seu próprio estúdio, The Factory.  A exposição foi organizada em colaboração com The Andy Warhol Museum, em Pittsburgh, EUA. Em cartaz até o dia 23 de maio de 2010.

A mostra apresenta cerca de 170 obras, entre 26 pinturas, 58 gravuras, 39 trabalhos fotográficos, duas instalações e 44 filmes, que exploram temas da política e da cultura popular norte-americana, com ênfase para os trabalhos realizados entre os anos 1961 e 1968.

 

Campbell’s Soup II Hot Dog Bean, 1969  © The Andy Warhol Foundation fo the Visual Arts, Inc.AUTVIS, Brasil, 2010. Foto: Divulgação

 

Entre os destaques da exposição estão: a série de retratos de Jackie Kennedy (1964), e de Marilyn Monroe (1967), as Sopas Campbell (1968) e os autorretratos, Uncle Sam (1961), Self-Portrait in drag (1981),Flash November, 22, 1963 (1968), entre outros. Segundo Philip Larratt-Smith, curador da mostra, na trajetória de Warhol há uma explosão de criatividade sem precedentes. Ele passou da pintura para a serigrafia, depois para a fotografia, instalação, produção cinematográfica, gerenciamento de uma banda de rock até a publicação de uma revista.

 

A exposição também apresenta pinturas da série Death and Disaster, que mostram a violência  nos Estados Unidos durante os anos 1960. São imagens representando pessoas comuns que se jogaram do alto de edifícios, ou foram mortas em acidentes automobilísticos e negros violentamente atacados por cães da polícia durante confrontos sociais.

 

Andy Warhol (Estados Unidos, Pittsburgh, 1928-1987) é um dos principais nomes da Pop Art. Surgida nos anos 1950, na Inglaterra, o movimento teve seu ápice na década de 1960, quando chegou aos Estados Unidos. A Pop Art se caracteriza pela apropriação de imagens do universo do consumo (embalagens de produtos) e da cultura de massa (televisão, cinema, revistas de celebridades, quadrinhos, propaganda) como tema de suas obras e, ao mesmo tempo, faz uma crítica a esta indústria que na visão dos artistas exercia uma poderosa influência na vida cotidiana das pessoas.

 

Exímio desenhista, Warhol tornou-se um dos mais célebres artistas comerciais dos anos 1950. No final da década de 1950, realiza sua notória exposição com obras que mostram latas de sopa Campbell pintadas a mão, na Ferus Gallery de Los Angeles. Em 1962, passou a utilizar serigrafia e outros meios de reprodução mecânica, eliminando a distinção entre fotografia e pintura, assim como a Pop Art fez desaparecer a distinção entre arte “erudita” e “comercial”. Warhol usou a imagem seriada para transformar produtos de consumo diário, como o ketchup Heinz, em “estrelas”, além de revelar o glamour banal que a reprodução ilimitada de imagens conferiu a “estrelas” como Marilyn Monroe e Liz Taylor.

 

Durante a exposição, também será exibido um ciclo de filmes produzidos por Warhol em seu próprio estúdio, conhecido como The Factory. Segundo o curador da mostra, os filmes ampliam e aprofundam os temas apresentados nas pinturas de Warhol: sexo, morte, beleza, narcisismo, alienação e poder. Cada um dos filmes mostra, direta ou indiretamente, as mudanças na vida social e cultural americana na década de 1960, a ascensão da cultura popular, da televisão e da propaganda.

 

  

Andy Warhol, Mr. America

Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2 – 11 3324 1000

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h | R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados.

Em cartaz até 23 de maio de 2010

  

Envie esta notícia para um amigo

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.