Novembro de 2009 - Nº 16   ISSN 1982-7733  
exposicao44.php
exposicoes.col03.php
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Eu na USP Jr/São Paulo
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeos
Por dentro da USP
Júnior no JJ
Eu na USP Jr/Interior
Painel Geral
Unidades Participantes
Vídeo
Júnior no JJ
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
USP

Hélio Oiticica e Miguel Bakun no IAC/SP

O Instituto de Arte Contemporânea apresenta duas exposições: "Da estrutura ao tempo", com 18 trabalhos de Hélio Oiticica e curadoria de Cauê Alves, e “Miguel Bakun: Natureza e destino” reunindo 32 telas do artista e curada por Eliane Prolik. Até 28 de fevereiro de 2010.

O IAC expõe pela primeira vez uma série de trabalhos do carioca Hélio Oiticica (1937-1980). Entre as dezoito obras selecionadas por Cauê Alves, estão 14 metaesquemas produzidos pelo artista no início de sua carreira. As peças revelam a investigação de uma nova estrutura espacial que resultou nas direções que o artista tomaria a partir de 1959, com o neoconcretismo.

Metaesquemas, Héli Oiticica. Foto: Divulgação

Os metaesquemas investigam relações entre cor, estrutura, linha e plano. O próprio título da série pressupõe a estrutura (esquema), mas também a sua mudança de lugar ou condição (meta), transposição e transcendência do esquema. Esses pequenos guaches sobre papel são da fase em que os aspectos visuais prevalecem no trabalho de Oiticica. Trata-se de uma pesquisa que dialoga com a de seus colegas concretistas, principalmente em relação ao estudo dos campos do desenho e da pintura”, define Cauê Alves no texto de apresentação da mostra.

 

Na década de 1960, Oiticia passou a se dedicar a planos tridimensionais. Em “Da estrutura ao tempo”, os visitantes poderão conhecer exemplos desta fase de seu trabalho em três relevos espaciais e um relevo bilateral.

   

 

“Miguel Bakun: Natureza e destino”

 

A mostra de Bakun busca lançar um novo olhar sob a obra do pintor paranaense (1909-1963). Serão expostas 32 telas, desenvolvidas pelo artista autodidata, que começou a se dedicar à arte nos anos 1930, em Curitiba, após ter trabalhado para a Marinha Brasileira.

 Miguel Bakun. Foto: Divulgação

Entre as peças selecionadas por Eliane Prolik, algumas ainda pouco conhecidas do público, estão pinturas de paisagens com fundos de quintal e arredores de Curitiba, matas, marinhas e ainda dois auto-retratos e uma pequena série de desenhos em nanquim.

 

Miguel Bakun. Foto: Divulgação

As suas telas modestas, marginais na acepção estrita, agarram com vontade o mundo, o seu pequeno momento de mundo. Vorazes à sua maneira, elas o tomam pelo desenho tosco e brusco, sobretudo, graças a uma tinta aflita que absorve pelos poros a paisagem até torná-la una com o artista”, define o crítico Ronaldo Brito que assina o texto da exposição.

 

 

IaC COMEMORA 3º ANIVERSÁRIO No MARIA ANTONIA

  

A arte contemporânea brasileira tem nas expressões geométrica e construtivista seus mais importantes artistas. Internacionalmente reconhecidos, Amílcar de Castro, Mira Schendel, Sérgio Camargo, e Willys de Castro integram este grupo. Suas obras, influentes na formação da arte brasileira produzida na atualidade, merecem divulgação diferenciada e um espaço próprio para a exposição e pesquisa.

 

O Instituto de Arte Contemporânea tem o intuito de perpetuar sua produção e valorizar este relevante conjunto para a arte brasileira.

 

Localizado na Rua Maria Antonia, sede da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, palco de históricos acontecimentos políticos nos anos 60, o edifício integra o complexo do Centro Universitário Maria Antonia. O Núcleo de Documentação e Pesquisa do IAC desenvolve, desde 2004, inventários sumários de documentos textuais, registros das correspondências, notas, projetos, fotografias, bibliografia e outros itens dos documentos dos quatro artistas pertencentes e pesquisados atualmente pelo Núcleo. Durante este período foi realizada a captura digital de cerca de 12 mil documentos textuais, fotográficos, audiovisuais, sonoros, além de pesquisas de campo referenciais para complementar o estudo da vida e das obras desses artistas, que está disponibilizado ao público através de um sistema de banco de dados e agendamento de visitas.  

 

Exposições “Miguel Bakun: Natureza e Destino” e “Da estrutura ao tempo” de Hélio Oiticica

 

Local: IAC – Instituto de Arte Contemporânea

Endereço: R. Maria Antonia, 242 

Telefone:  (11) 3255-2009  

Site: www.iacbrasil.org.br

Período de exposição: 8 de novembro até 28 de fevereiro de 2010

Horário: De terça-feira a sábado, das 10 às 18h/ Domingo, das 12 às 17h

Entrada: Gratuita

  

   

Envie esta notícia para um amigo

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.