Maio de 2010 - Nº 17   ISSN 1982-7733  
Como participar
Fale conosco
A Antártida e o Planeta
Convidados da Hora
Conhecendo a Antártida
O IO-USP no Proantar
A Antártida e o Clima
Pesquisas do IO-USP
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
IO - Instituto Oceanográfico da USP

Convidados da edição especial Antártida

Conheça um pouco mais nossos convidados. Confira na coluna ao lado as entrevistas e os artigos enviados.


Que pergunta quer fazer?

Clique abaixo e envie sua questão com o nome do convidado.

Elisabete S. Braga

Professora e pesquisadora do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, especialista em ciclos biogeoquímicos dos nutrientes nos oceanos e bioquímica marinha e efeitos da poluição, possui Doutorado sanduíche USP e Université de Bretagne Occidentale-França e Pós-Doutorado no Institut de Recherche pour le Développement (IRD), Université Pierre et Marie Curie (Paris) e Institut Universitaire Européen de la Mer - Université de Bretagne Occidentale (França). Possui mais de 45.000 milhas náuticas navegadas, junto às expedições oceanográficas nacionais e internacionais, Esteve na Antártica em 1988 e em 2007, Participa de pesquisas antárticas desde 1983. Consultora de diversas revistas de pesquisa nacionais e internacionais, tem mais de 25 anos de exercício na Universidade, e atualmente é diretora do Museu de Ciências da USP.

Marcos Tonelli

 Oceanógrafo formado na primeira turma de bacharelado em Oceanografia do Instituto Oceanográfico da USP. Possui mestrado em Oceanografia Física pelo IOUSP tendo estudado a variabilidade das massas de água profundas formadas no Mar de Ross (Antártica), componentes fundamentais da Circulação Termohalina Global. Doutorando do Laboratório de Oceanografia Física, Clima e Criosfera - OC2 do IOUSP, trabalha com modelagem numérica da circulação oceânica na Antártica e suas ligações com as variações climáticas do planeta. Esteve na Antártica (2008-2009) para coleta de dados oceanográficos como pesquisador do Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL) no âmbito do projeto SOS Climate.

André Rosch Rodrigues

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo, e mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Vem atuando nos seguintes temas: foraminíferos bentônicos e suas relações com variáveis ambientais, indicadores ambientais no meio marinho, associações de foraminíferos da plataforma continental da porção sudoeste do Atlântico e da Baía do Almirantado (Ilha Rei George, Antártica). Atualmente está realizados pós-doutorado sobre a aplicação de biologia molecular com os foraminíferos na costa brasileira pelo Laboratório de Ecologia de Microrganismos no IOUSP coordenado pela Dra. Vivian H. Pellizari.

Beatriz Beck Eicher

Desde 2002 vem realizando trabalhos com material proveniente da Antártica Beatriz Beck Eichler, graduada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com mestrado em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em doutorado em Oceanografia Biológica pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, aonde atua como docente desde 1988. Com atuação em estudo de micropaleontologia marinha, indicadores ambientais no meio marinho e associações de foraminíferos na plataforma continental sudoeste do Atlântico.

Vicente Gomes

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1981), doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1989) e Livre-Docência (Oceanografia Biológica) pela Universidade de Sâo Paulo (2008). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica, atuando principalmente nos seguintes temas: antártica, metabolismo, toxicidade, bioenergética e ambiente antártico.


Arthur José da Silva Rocha

Biólogo, Doutor em Oceanografia Biológica e Pós-Doutorado do Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico - USP. Atuo na área de Ecofisiologia, desenvolvendo pesquisas sobre os efeitos de fatores ambientais sobre a fisiologia de animais aquáticos e como Docente da Universidade Paulista - UNIP.

 

Thaís da Cruz Alvez dos Santos

Bióloga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de mesquita Filho - UNESP, Mestre e Doutora pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Atual pesquisadora do IOUSP e professora e Coordenadora do curso de Oceanografia no Centro Universitário Monte Serrat - UNIMONTE, Santos.


 

Marcelo Rodrigues

Geólogo do Instituto Oceanográfico da USP. É formado pelo Instituto de Geociências  da UNESP de Rio Claro, fez Mestrado no Instituto Oceanográfico e Doutorado em Engenharia Hidráulica Marítima na Escola Politécnica ambos da Universidade de São Paulo. Participou do programa antártico brasileiro nos verões de 200-2001 e 2002-2003, como chefe das expedições do Projeto “Caracterização da superfície de fundo e suas relações com a dinâmica sedimentar na Enseada Martel (Ilha Rei George, Shetlands do Sul)” . Atua em projetos ligados à geologia sedimentar e geofísica marinha em áreas costeiras.

 

 

Michel Michaelovitch de Mahiques, é Geólogo formado pelo Instituto de Geociências  da USP. É Mestre e Doutor pelo Instituto Oceanográfico da USP, onde exerce o cargo de Professor Titular. Foi coordenador do Projeto “Caracterização da superfície de fundo e suas relações com a dinâmica sedimentar na Enseada Martel (Ilha Rei George, Shetlands do Sul)”.  Atua em projetos nas áreas de paleo-oceanografia, geologia sedimentar e geofísica marinha. 

 

 

Luiz Antonio Pereira de Souza

Geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e formado pelo Instituto de Geociências  da USP. É Mestre e Doutor pelo Instituto Oceanográfico da USP. Participou do projeto “Caracterização da superfície de fundo e suas relações com a dinâmica sedimentar na Enseada Martel (Ilha Rei George, Shetlands do Sul)” no verão de 2002/2003. Atua na área de geologia e geofísica subaquática.

 

 

Edílson de Oliveira Faria

Biólogo formado pela Universidade Ibirapuera. Participou do projeto “Caracterização da superfície de fundo e suas relações com a dinâmica sedimentar na Enseada Martel (Ilha Rei George, Shetlands do Sul)” no verão de 2002/2003. Atua na área de análise composicional e granulométrica de sedimentos marinhos no Laboratório de Sedimentologia do Grupo de Oceanografia Geológica do Instituto Oceanográfico da USP.

 

Clodoaldo Vieira Tolentino

Técnico em instrumentação do Instituto  Oceanográfico da USP. Participou do projeto “Caracterização da superfície de fundo e suas relações com a dinâmica sedimentar na Enseada Martel (Ilha Rei George, Shetlands do Sul)” no verão de 2000/2001. Atua na área de manutenção e adaptação de equipamentos oceanográficos do Grupo de Oceanografia Geológica.

 

 

Thais Navajas Corbisier

Phan Van Ngan

Maria José de A. C. R. Passos

Pesquisadores do Laboratório de Ecofisiologia

Departamento de Oceanografia Biológica

Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo

 

Clique abaixo e envie sua pergunta para os nossos convidados. Participe você também!

CONVIDADOS

Dra. Elisabete S. Braga

Dr. Marcos Tonelli

Dr. André R. Rodrigues e Dra. Beatriz Eichler

Drs. Vicent Gomes, Phan Van Ngan, Maria José de A. C. Passos, Arthur José da Silva Rocha, Thaís da Cruz Alves dos Santos

Dra. Thais Navajas Corbisier

 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.