Maio de 2010 - Nº 17   ISSN 1982-7733  
tema.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Fale conosco
A Antártida e o Planeta
Convidados da Hora
Conhecendo a Antártida
O IO-USP no Proantar
A Antártida e o Clima
Pesquisas do IO-USP
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
IO - Instituto Oceanográfico da USP

Narciso acha feio o que não é espelho?

Camilla Comolatti, Carolina Pareto, Gabriel Careli, Gabrielle Figueiredo e Leticia Lopez

Alunos do curso de Psicologia da PUC-SP*

São Paulo - SP

* Orientação: Mônica Helena Tieppo Alves Gianfaldoni, Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora da PUC-SP

Ricardo Roberto Plaza Teixeira Doutor em Ciências pela USP e professor da PUC-SP e do CEFET-SP

Ilustração: David Brenon

Com 1,67m de altura, 63kg de peso e suas medidas sendo 93 de busto, 58 de cintura e 91 de quadril, Marilyn Monroe não tem nada do ideal de beleza de hoje. Por exemplo, a modelo Gisele Bundchen, que é considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo hoje em dia tem 1,79m de altura, 54 kg, 59 cm de cintura, 87 cm de quadril e 86 cm de busto.

Essa mudança de padrão de beleza de 1950 para hoje em dia, pode ser explicada pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky, o qual diz que as mulheres buscam cada vez mais a magreza como ideal de beleza porque as curvas evidenciam aspectos femininos ligados à maternidade, coisa que hoje em dia as mulheres querem ser dissociadas. A magreza veio como expressão de um novo papel da mulher, como demonstração de uma personalidade que se tornara capaz, trabalhadora, responsável pelo seu sistema reprodutor (a partir da pílula anticoncepcional), a qual busca estar sempre imersa no frescor da juventude.

Por mais que algumas mulheres insistam em eliminar suas curvas, algumas delas são justamente as que chamam atenção masculina. O criador da teoria da evolução, Charles Darwin, já pôde perceber evidências físicas no corpo da mulher que atraiam os homens. Não é à toa que a prótese de silicone nos seios deu tão certo. Os seios fartos dão fortes indícios da fertilidade da mulher daí o por que do interesse masculino por essa parte do corpo da mulher, bem como os quadris. O corpo das brasileiras é mundialmente conhecido, uma das partes mais faladas é os quadris, que também mostram a capacidade da mulher de gerar filhos.

Darwin dizia também que os homens buscam mulheres aptas a gerarem filhos saudáveis e que tenha capacidade de cuidar deles, algo que estaria evidenciado na aparência física. Já as mulheres, buscavam além de genes saudáveis, um homem forte, ágil e inteligente o suficiente para protege-la e seus filhos dos predadores. Daí entendemos a enorme preocupação das mulheres com a beleza, o enorme tempo, dinheiro e afeto que investem nisso, afinal ser bonita garante a existência da espécie humana.

Porém, essa busca exagerada pelo belo pode não ser sempre saudável. A própria Marilyn sentiu na pele o que é ser um sexy simbol.

“Ser um símbolo sexual é muita responsabilidade, especialmente quando se está cansada, magoada e vulnerável”.

Porém, pode-se dizer o dilema não é apenas de Marilyn e nem mesmo apenas das jovens potenciais a “sex symbol”. O limite para o fim da luta contra os quilos passa a não ser mais possível de identificar: ser magra já não basta, o objetivo é ser cada vez mais magra, bonita e, se possível, perfeita. A grande questão é nós mesmos nos encaramos como seres incompletos, mas que são capazes de atingir a completude. Essa “capacidade de atingir a completude” é o x da questão. Percebemos então que o ideal de si mesmo é muito distante, mas tal distância não é percebida.

Essa superexigência aparece também no relacionamento com o (a) outro (a). De acordo com a pesquisa “Critérios de seleção para parceiros de curto e de longo prazo de universitárias paulistas: O que as mulheres querem?”, as mulheres buscam um parceiro melhor que elas quando assunto é relacionamento de longo prazo. Isso pode ser percebido quando elas atribuem uma “nota” para si mesmo em diferentes categorias e atribuem notas mais altas aos possíveis parceiros estáveis.

Tal constatação vai contra Caetano Veloso que diz que “Narciso acha feio o que não é espelho”. Neste caso as mulheres acham “feio” inclusive o que é igual a elas, pois o seu ideal nem sempre condiz com suas capacidades físicas e psíquicas.

Podemos dizer que a cultura tem um papel importante em modelar nosso desejo. Ela o faz de maneira tão exigente que aparece até na escolha do parceiro, exigindo que ele também vá de encontro com a perfeição. A partir disso, podemos dizer que embora importantes, os aspectos evolucionários não são os únicos que influenciam os critérios de seleção de parceiros. A cultura da sociedade em que vivemos, bem como seus princípios e valores estarão presentes nesses critérios.

Veja também:

Envie esta notícia para um amigo

   

ESPELHO, ESPELHO MEU: QUEM EU VEJO SOU EU?

PUC

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA/ SP

Narciso acha feio o que não é espelho?

Camilla Comolatti, Carolina Pareto, Gabriel Careli, Gabrielli Figueiredo, Letícia Lopez

Os homens também podem... E devem!

Camilla Comolatti, Carolina Pareto, Gabriel Careli, Gabrielli Figueiredo, Letícia Lopez

Critérios de seleção para parceiros de curto e de longo prazo de universitárias paulistas: O que as mulheres querem?

Camilla Comolatti, Carolina Pareto, Gabriel Careli, Gabrielli Figueiredo, Letícia Lopez

Depoimento
 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.