Junho de 2011 - Nº 21   ISSN 1982-7733  
exposicao73.php
exposicoes.col03.php
Como participar
Fale conosco/ newsletter
 Arquivo JJ
Todas as edições do JJ
Biologia
Biomedicina
Veterinária
Enfermagem
Engenharia de Alimentos
Eng. de Biossistemas
Engenharia de Materiais
Engenharia Química
Física
Dicas para o Vestibular
Textos enviados
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Desenho
Poesia
Crônica
Exceção
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Escola
Como participar

Escola Participante

 Colégio Êxito

"Paulo Werneck – Muralista Brasileiro" em cartaz na Pinacoteca/SP

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a exposição Paulo Werneck – Muralista Brasileiro, com 110 projetos para painéis, 25 fotografias, documentos e ilustrações para jornais e livros infanto-juvenis. Abertura dia 21 de maio, sábado, a partir das 11h.  Em cartaz até o dia 17 de julho de 2011.

Autor dos painéis da Pampulha e de centenas de outros murais espalhados pelo Brasil, Paulo Werneck (Rio de Janeiro, RJ, 1907 - 1987) foi um dos precursores do abstracionismo no país. Durante a mostra também será exibido o documentário Paulo Werneck – Arte e Raiz, da jornalista Paula Saldanha, e o vídeo P.W.: Pincéis e Painéis, da vídeo-artista Vivian Ostrovsky.

A exposição apresentada na Pinacoteca do Estado propõe uma leitura inédita sobre a arquitetura moderna do Brasil, por meio dos murais para fachadas e interiores assinados pelo artista. Entre os projetos apresentados na mostra estão sete painéis para o terraço do Instituto de Resseguros do Brasil, 1942, localizado no Rio de janeiro; os painéis laterais da Igreja São Francisco de Assis, 1943, na Pampulha (MG); uma série de trabalhos realizada na cidade de Brasília, entre outros. “Paulo Werneck sempre considerou seu trabalho um complemento da arquitetura, além de um bem público. A forma como ele trabalhou suas composições são surpresas estimulantes à nossa imaginação e merecem um olhar mais atento, com o devido distanciamento que o tempo nos dá”, destaca o curador Carlos Martins.

Esta exposição é um dos primeiros resultados do Projeto Paulo Werneck que tem por objetivo preservar, catalogar e divulgar a obra do artista que marcou a paisagem arquitetônica brasileira com centenas de murais.

Sobre o artista

Paulo Werneck (Rio de Janeiro, RJ, 1907 - 1987), foi pintor, desenhista e ilustrador de livros infantis e colunas políticas de diversos jornais. Autodidata, Werneck introduziu no Brasil a técnica do mosaico. Contribuiu com seus murais para projetos de arquitetos como Oscar Niemeyer e também Marcelo, Milton e Maurício Roberto, Afonso Eduardo Reidy, Marcelo Campelo, Rubem Serra, Firmino Saldanha.  Fez seus primeiros painéis em mosaico no terraço-jardim do Instituto Resseguros, projeto dos arquitetos Marcelo e Milton Roberto.

Como ilustrador Paulo Werneck publicou duas lendas brasileiras – O Negrinho do Pastoreio (1939) e A Lenda da Carnaubeira (1940). Esta última foi também publicada nos Estados Unidos.  Durante a década de 70, recebeu uma seqüência de convites de agências do Banco do Brasil que o levou a percorrer o país instalando seus painéis e a aprofundar sua pesquisa com mosaico e materiais diversos como madeira, poliéster, vidro e fórmica.  Após sua morte em 1987, o acervo de projetos, desenhos, fotografias e documentos permaneceu intacto, em posse da família e atualmente está sendo recuperado e catalogado.

Pinacoteca do Estado – Praça da luz, 02  Tel. (11)  3324-1000Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h | R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Grátis aos sábados

 

          

Envie esta notícia para um amigo

 

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.