Junho de 2011 - Nº 21   ISSN 1982-7733  
exposicao75.php
exposicoes.col03.php
Como participar
Fale conosco/ newsletter
 Arquivo JJ
Todas as edições do JJ
Biologia
Biomedicina
Veterinária
Enfermagem
Engenharia de Alimentos
Eng. de Biossistemas
Engenharia de Materiais
Engenharia Química
Física
Dicas para o Vestibular
Textos enviados
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Desenho
Poesia
Crônica
Exceção
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Escola
Como participar

Escola Participante

 Colégio Êxito

“Assim é, se lhe parece” traz obras que questionam a percepção da realidade, no Paço das Artes

O Paço das Artes apresenta a mostra Assim é, se lhe parece que faz um paralelo com a obra do escritor italiano Luigi Pirandello e apresenta trabalhos de 11 artistas nacionais e internacionais. Oficinas ministradas pelos artistas Gisela Motta e Paulo Nenflidio integram a programação, que é gratuita e aberta ao público. Também em cartaz a 2ª parte da Temporada de Projetos 2011, que traz, nesta edição, as obras selecionadas de Iara Freiberg, Lais Myrrha e Rafael Alonso. Até 18 de setembro.

 

Leandro Erlich (Nuit Blanche). Foto: Divulgação.

O Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, inaugurou, em 4 de julho, a exposição Assim é, se lhe parece. Com curadoria de Priscila Arantes, diretora e curadora da instituição, e Claudio Cretti, coordenador do Paço Educativo, a mostra aborda questões relacionadas à percepção e às utopias e distopias contemporâneas.

Laura Belém (Lugar em fuga). Foto: Divulgação.

Assim é, se lhe parece faz um paralelo com a peça homônima Cosí è, se vi pare, do escritor italiano Luigi Pirandello. Sob a mesma ótica que norteia o trabalho do autor, a mostra busca questionar o paradoxo entre aparência e essência, verdadeiro e falso por meio de trabalhos que criam uma atmosfera onírica e/ou alegórica. “Em Pirandello, fica claro que o homem não consegue desvencilhar-se do labirinto das aparências, não distinguindo, assim, o real e o ilusório. E essa é a nossa proposta para a exposição: explicitar esse movimento duplo”, afirma a diretora. “A forma de olharmos o mundo muda conforme crescemos e aprendemos novas coisas. Os objetos e as pessoas aparentam o que querem ou o que queremos que eles aparentem?”, questiona Cretti. 

Paulo Nenflidio (Cigarra Mestre). Foto: Divulgação.

A mostra apresenta uma seleção de obras realizadas na última década em diversas mídias e suportes: pinturas, fotografias, vídeos, instalações, foto-projeção e esculturas.

Programação paralela

Além das obras expostas, Assim é, se lhe parece traz atividades paralelas que visam estreitar a visão criativa dos artistas junto ao público. Nos dias 9 e 11 de agosto, das 14h às 18h, Paulo Nenflidio ministrada a oficina Construção de escultura sonora, que mostrará todas as etapas do processo de construção do Gotejador (2009), uma de suas esculturas que trabalham com a ideia do acaso.

Já nos dias 13 e 15 de setembro, das 14h às 18h, Gisela Motta promove a oficina As obstruções, que busca analisar o ponto de vista criativo a partir do cinema. Após a exibição do filme As cinco obstruções (2003), de Lars Von Trier e Jorgen Leth, serão realizados exercícios que funcionarão como um campo comum de discussão para análise, interlocução e troca de experiências sobre as diversas situações derivadas do processo de criação artística.

Exposição Assim é, se lhe parece 

Visitação: 5 de julho a 18 de setembro | Terças a sextas, das 11h30 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30 | Grátis

Oficina “Construção de escultura sonora”, com Paulo Nenflidio: 9 e 11 de agosto, das 14h às 18h| Grátis

Inscrição (11) 3814.4832, ramal 4, ou pelo email educativo@pacodasartes.org.br | Seleção por ordem de inscrição | Vagas: 20

Oficina “As obstruções”, com Gisela Motta: 13 e 15 de setembro, das 14h às 18h| Grátis |Inscrição (11) 3814.4832, ramal 4, ou pelo email educativo@pacodasartes.org.br |

Seleção por ordem de inscrição | Vagas: 20

 

Local: Paço das Artes

Endereço: Avenida da Universidade, nº 01, Cidade Universitária, São Paulo

Tel: (11) 3814-4832 |Site: www.pacodasartes.org.br

Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado

 

Núcleo educativo

Informações e agendamento de visitas orientadas para grupos

Tel: (11) 3814-4832 / ramal 4

 

          

Envie esta notícia para um amigo

 

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.