Lidia Horevicz Faria, Suely Aversani
Durval da Silva Guimarães (Orientador)
CT SENAI Geraldo Vieira Martins
Santa Cruz do Rio Pardo - SP
Foto: Gerardo Lazzari
O estudo é retrospectivo e documental. Queremos identificar a dificuldade na utilização de roupas tradicionais para PPNEs (Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais) e quais as ações de desenvolvimento de peças do vestuário para facilitar o dia a dia dessas.
Foram analisados a ergonomia, as dificuldades que deficientes mentais, ou com múltiplas deficiências, têm para se vestir e despir mesmo com ajuda de terceiros.
Observou-se a dificuldade que os responsáveis encontram para trocar pacientes com múltiplas deficiências com pouca movimentação da parte superior.
A realização deste estudo possibilitou-nos uma visão mais ampla do contexto que envolve o cuidado a PPNEs. Acredita-se ser importante a fabricação e comercialização de roupas específicas que facilitem o dia a dia, dando maior autonomia aos deficientes em geral como também diminuir o tempo.
Envie esta notícia para um amigo
|