Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
semanasp03_cupins.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Cupins, e agora?


Um dos stands fixos do evento “USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, coordenado pelo Museu de Ciências da USP/PRCEU, era para lá de divertido. A exposição de painéis Cupins 3D foi atração para os mais de 1500 jovens visitantes no evento que acontecia na Praça do Relógio, na Cidade Universitária.

Com a proposta de trazer para o cotidiano, as características e costumes dos cupins, objetos danificados pelos insetos estavam em exposição. Imagine livros e mais livros, pedaços de madeira e até um sapato que já foram vítima dos cupins. “Todo material celulósico é alimento para o cupim, inclusive tecido, que pode conter celulose em suas fibras”, diz Cíntia Tagliatelli de Oliveira, expositora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, convidado do Museu de Ciências da USP.

 

A única medida eficaz contra cupins é a prevenção. Em móveis e telhados, é possível utilizar madeira tratada, especial contra cupins, ou mesmo fazer a aplicação de preservativos de madeira no caso de objetos menores.

 

Para os curiosos, era possível conhecer duas espécies de cupins ao vivo. Um, o cupim subterrâneo, que tem uma cor marrom escura, constrói seu ninho debaixo da terra, se dispersando em um raio de mais ou menos 100 metros. O outro, o cupim de madeira seca, que possui uma cor mais clara, geralmente instala seu ninho na própria peça que está devorando. Os que não tinham tanto estômago para observar os insetos podiam se divertir observando os painéis Cupins 3D, que traziam a imagem do cupim subterrâneo e do cupim de madeira seca em 3D.

 

Se você fica apavorado quando acontecem as revoadas de cupins, Cíntia ainda dá uma dica: “é só colocar uma bacia de água em baixo de uma lâmpada acesa”, diz. A luz vai atraí-los, caindo direto na bacia de água. Geralmente, as revoadas são de cupins alados que são os reprodutores. “Eles são classificados da mesma forma que as formigas: alados, operários e reprodutores”, acrescenta Cíntia.

 

Se o caso já está mais avançado e você descobriu um ninho de cupins ameaçando sua decoração, fique esperto nas alternativas para solucionar o problema. Inseticida mata, mas provoca um desequilíbrio ambiental muito grande e pode contaminar lençóis freáticos, então você pode recorrer às famosas iscas. Depois que os insetos se acostumam com a ração, ela é trocada pela ração com veneno, que é levada para o ninho e distribuída por toda a comunidade.

 

Por isso, a melhor saída é realmente o controle, principalmente em São Paulo, onde o ambiente urbano pode contribuir para desequilíbrios ecológicos devido à interferência do homem no habitat dos insetos. Segundo a bióloga do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Silvia Regina G. de Toledo, foi desenvolvida uma pesquisa em sete bolsões da cidade de São Paulo, analisando 7 mil árvores. O resultado foi um alto índice de cupins. Por isso, vale a pena ficar de olho e seguir as dicas de prevenção contra eles.

 

A exposição dos cartoons da série “Os Cientistas” completava o stand. Disponibilizamos aqui no site do Jornal Jovem uma das tirinhas para você conferir.

 

Susan Togashi

Veja  o vídeo >>>

 

Envie esta notícia para um amigo        

 

EXPOSIÇÕES

Semana C&T

USP

Evolução para todos

Museu de Geociências, Museu de Anatomia Veterinária, Museu de Zoologia-USP

Planeta Azul: Considerações em Evolução e Biodiversidade

Maria Inês Nogueira

Instituto de Ciências Biomédicas-USP

As Eras Geológicas condensadas em 24 horas

Instituto de Biociências Médicas-USP

Tripulantes a bordo!

Instituto de Oceanografia-USP

O que é Limnologia?

Instituto de Biociências Dep. Ecologia - USP

Cupins, e agora?

Instituto de Pesquisas Tecnológicas-USP

HQ da série "Os Cientistas"

Instituto de Pesquisas Tecnológicas-USP

Matemateca

Instituto de Matemática e Estatística-USP

O Céu e a Terra na USP

Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosférica-USP

Mais de três bilhões de carnavais...

Centro de Biologia Marinha -USP

PRUMO - Unidade Móvel

Instituto de Pesquisas Tecnológicas-USP

 

Corpo Humano, máquina perfeita

Instituto de Ciências Biomédicas - MAH/Dep. Anatomia/ICB - USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.