Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
semanasp03_planeta_azul
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Planeta Azul: considerações em Evolução e Biodiversidade


Profª. Drª. Maria Inês Nogueira

Instituto de Ciências Biomédicas/USP

e equipe VivendoCiênciArte*

Quantos anos você tem? Quantos anos tem a pessoa mais idosa que você conhece?

 

Comemoramos nosso aniversário de ano em ano, porém o planeta Terra o comemora em bilhaversário. A Terra é um pequeno planeta desse sistema solar, que pertence à Via Láctea, uma das constelações do Universo que se formou a partir do Big Bang há 4,5 bilhões de anos. Compare, você tem por volta de vinte anos, que em números representamos assim: 20, enquanto o Universo tem 4.500.000.000 de anos. Você conseguiu sentir o “peso do tempo” pelo maior número de zeros?

 * Veja aqui mais detalhes

Consideremos alguns eventos dessa evolução com datas aproximadas. Somos uma ínfima parte desse Universo, que vem passando por várias transformações, de ambiente imensamente quente e em rebuliço de gases, lavas e bombardeio de meteoros, a Terra foi se resfriando durante meio bilhão de anos, ou quinhentos milhões de anos, quando surgiram as primeiras rochas terrestres, formando agregados ou ilhas num grande mar. Nesse mar surgiram as primeiras formas de vida, eram os procariotas, células sem membrana nuclear, isto é, seu material genético estava espalhado no citoplasma. Depois apareceram as bactérias anaeróbicas que ao respirarem o gás carbônico liberavam oxigênio, o qual as dizimou por lhes ser tóxico. Durante milhares de anos esse oxigênio se acumulou no meio ambiente, propiciou e veio o aparecimento de bactérias fotossintéticas aeróbicas.

 

Três bilhões de anos foram necessários para o surgimento das primeiras células eucariotas, com membrana no núcleo, na metade do período Proterozóico (primórdio da vida). Essa restrição do material genético no núcleo foi um passo importante na evolução. Ao seu final, apareceram os primeiros animais com várias células, os invertebrados marinhos semelhantes às águas vivas e anêmonas, os vermes com boca e ânus.

 

Agora, falando em milhões de anos, nos últimos 600 a vida foi evoluindo em complexidade e diversidade, conquistou o ambiente terrestre, aliás, há registros de que os aracnídeos foram os primeiros a conquistarem a vida na terra. No período Paleozóico (vida antiga) que durou até 250 milhões de anos, sugiram as grandes florestas e os grandes répteis que habitavam tanto o meio aquático quanto o terrestre, a maioria era herbívora. No período seguinte, o Mesozóico, os dinossauros eram abundantes, os carnívoros como os Tiranossauros eram bípedes, portanto mais ágeis para correr, podiam usar as patas dianteiras para segurar a presa, e tinham dentes afiados para morder e rasgar a carne. Surgiram também os primeiros pássaros, as plantas com flores e isso facilitou a propagação dos insetos  e da polinização.

 

Os pequenos mamíferos do mesozóico sobreviveram à extinção dos dinossauros. Alguns deixaram o ambiente terrestre e voltaram para o aquático, como é o caso do ancestral da baleia. Nossa espécie aparece há muito pouco tempo nessa escala geológica, fósseis dos primeiros hominídeos são registrados no Cenozóico, há 5 milhões de anos, mas o homem primitivo aparece apenas há 2 milhões de anos e o Homo sapiens, nossa espécie, surge há 500 mil anos.

 

Os filmes Fantasia de Walt Disney, A Era do Gelo e 2001 Uma Odisséia no Espaço, mostram respectivamente a origem da vida na Terra, os efeitos da glaciação e a evolução do homem. Nessa evolução do planeta ocorreram várias extinções em massa de plantas e animais por condições ou mudanças drásticas geológicas ou climáticas, como a movimentação das placas tectônicas, agregando ou desagregando os continentes; queda de um meteorito gigante e glaciações, porém nos últimos milhares de anos, condições ambientais, aliadas à dominação humana, têm provocado acelerada extinção de espécies vegetais e animais. Nesse ponto, recai nossa responsabilidade em cuidar do planeta e das condições em que o legaremos àqueles que nos sucederem. Ainda esta semana ouvi na rádio cultura pesquisa que revelou ser o jovem brasileiro o que possui maior consciência ecológica, porém no proceder, nas atitudes, infelizmente, a maioria ainda é como o de qualquer outro lugar. Somos todos importantes nesse trabalho de preservar e melhorar o mundo para nós e para os demais seres vivos. Não existe dominador, mas sim interdependência.

 

*Agradecimentos à equipe do Projeto Arte&Ciêncianoparque:

Acácio Callegari Moreira, André B.S. Santana, Bárbara Milan Martines. Daniel Correa Puerta, Eloise Cristiane Alves da Silva, Eduardo Santos da Silva, Francisco Rômulo M. Ferreira, Giovaldo S. Correia, Kleber Manjon, Margareth Takeuchi, Nair Fiorot, Neuza Guerreiro de Carvalho, Roberto Torres Tangoa, Tamara Dias de Vasconcelos e Thais de Moraes Araújo e Maria Inês Nogueira.

 

 

Veja  o vídeo >>>

 

Envie esta notícia para um amigo   

 

     

 

EXPOSIÇÕES

Semana C&T

USP

Evolução para todos

Museu de Geociências, Museu de Anatomia Veterinária, Museu de Zoologia-USP

Planeta Azul: Considerações em Evolução e Biodiversidade

Maria Inês Nogueira

Instituto de Ciências Biomédicas-USP

As Eras Geológicas condensadas em 24 horas

Instituto de Biociências Médicas-USP

Tripulantes a bordo!

Instituto de Oceanografia-USP

O que é Limnologia?

Instituto de Biociências Dep. Ecologia - USP

Cupins, e agora?

Instituto de Pesquisas Tecnológicas-USP

HQ da série "Os Cientistas"

Instituto de Pesquisas Tecnológicas-USP

Matemateca

Instituto de Matemática e Estatística-USP

O Céu e a Terra na USP

Instituto de Astronomia Geofísica e Ciências Atmosférica-USP

Mais de três bilhões de carnavais...

Centro de Biologia Marinha -USP

PRUMO - Unidade Móvel

Instituto de Pesquisas Tecnológicas-USP

 

Corpo Humano, máquina perfeita

Instituto de Ciências Biomédicas - MAH/Dep. Anatomia/ICB - USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.