Ciência e tecnologia também são sinônimos de eficiência! Idealizado e desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) com apoio da FAPESP, o projeto, que presta serviços de consultoria para micro, pequena e média empresa, tem um dos melhores resultados no campo de extensão tecnológica. Como? O Jornal Jovem foi conferir.
Estacionado na Praça do Relógio, na Cidade Universitária, a convite do Museu de Ciências da USP, o PRUMO deixou muita gente curiosa. Um veículo estacionado no meio da Praça? Sim, uma das unidades do PRUMO invadiu a “USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008”, com o objetivo de divulgar o trabalho de técnicos do IPT junto a empresas do ramo de plásticos, borracha, tratamento de superfícies, couro e calçados, madeiras e móveis, cerâmica e confecções.
E é tudo muito organizado! Segundo o engenheiro mecânico do IPT, Rogério Baqueiro, as empresas pequenas não possuem verba para contratar serviços de consultoria, mas têm muita necessidade de orientação ao nível de processos e treinamento de pessoal. “Elas não tem acesso à consultoria, mas são as que mais empregam pessoas em São Paulo”, afirma.
Por exemplo, o PRUMO, especializado em prestar serviços de consultoria a empresas do ramo de madeiras e móveis ajuda os empresários na aprendizagem de como armazenar madeiras de maneira correta para evitar desperdícios. Além disso, utiliza um software para simular a produção, evitando desperdícios e eliminando atividades desnecessárias, com um índice de aproveitamento de até 95%. A estimativa é de que depois de dois dias de trabalho do PRUMO, se as empresas aplicarem apenas 30% do plano proposto, terão ganhos significativos logo no primeiro mês.
Criada em 1999, a proposta agora é ampliar o número de unidades, porque o serviço já é de primeira qualidade. A idéia é tão boa e ajuda tanta gente que o projeto pode ser expandido para outros países como China, Emirados Árabes e Áustria. Os custos são divididos entre a própria empresa e o Sebrae, parceiro do IPT. Para solicitar essa ajuda, é só acessar o website do IPT. Lá você encontra o contato desse pessoal para lá de prestativo.
Susan Togashi
Veja o vídeo >>>
Envie esta notícia para um amigo
|