Abril de 2009 - Nº 14   ISSN 1982-7733  
robertocarlos01.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
50tões da Música
Madonna
Michael Jackson
Prince
Roberto Carlos
Bossa Nova
Seção Livre
Palavra aberta
HQ e charge
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The Theme: Music
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

De carona em um calhambeque


Carreira

 

Capa do LP "Roberto Carlos em ritmo de aventura" de 1967

Ele não é nenhum plágio da bossa nova, mas Roberto Carlos surgiu e começou a fazer sucesso na carona na Bossa Nova, outra cinquentona homenageada pelo Jornal Jovem. Quando Elis Regina ganhou um programa na TV Record, “O fino da Bossa”, Roberto Carlos já iniciava sua carreira. Quando viu, apresentava o programa “Jovem Guarda”, junto com seu grande companheiro de composições, Erasmo Carlos. E ainda mais, se tornou concorrente direto do programa de Elis. Odiados pelo grupo bossanovista, Roberto e Erasmo compunham músicas cheias de arranjos animados, com guitarras e letras pra lá de provocantes. As comparações entre os programas eram inevitáveis.

 

Com a crescente fama da dupla, ambos são chamados para fazer diversos programas até o dia em que Roberto não é citado como co-autor em músicas que foram compostas por ele e Erasmo durante o programa de Wilson Simonal que homenageava Erasmo. É dessa época a música “Querem Acabar Comigo”, e a amizade ficou estremecida por mais de um ano, mesmo apresentando o programa juntos.

 

Os anos 70 ficaram marcados pelas canções românticas, como “Além do Horizonte”, e pela música em que o Rei homenageia sua mãe na canção “Lady Laura”. Nessa época ele passou a lançar um álbum a cada ano, próximo ao final do ano, já como jogada de marketing, além de apresentar um especial de Natal na TV Globo.

 

Nos anos 90, Roberto lança outro grande sucesso,“Mulher de 40” . É nessa época - 1995 - que ele se casa com Maria Rita, sua terceira esposa. Dois anos depois é diagnosticado câncer em Maria Rita, até que em 1999 o Rei se afasta dos palcos para se dedicar à esposa. Reflexo disso foi que o cantor se negou a realizar o especial de Natal da TV Globo pela primeira vez em sua carreira. Em dezembro de 2009 completará 10 anos da morte de Maria Rita, data em que se esperam novas homenagens (desde sua morte, ele realiza anualmente uma missa em sua memória). Quando Roberto retornou à ativa, após o baque, aparece com os cabelos grisalhos e o rosto muito mais marcado pelo tempo, comovendo o Brasil.

 

Roberto Carlos foi viúvo duas vezes. Além de perder Maria Rita, o cantor também foi casado com Nice, Cleonice Rossi, que também morreu de câncer em 1990. É da união dos dois que nasceu Roberto Carlos II, o Segundinho, que há muitos anos apresenta o programa de rádio “As Canções que Você Fez para Mim”, apenas com músicas de seu pai. Também conhecido como Dudu Braga, nasceu com um glaucoma sério, que o permitia ver apenas 10% com uma das vistas até que aos 22 anos se tornou cego. Ele já apresentou um programa na TV Cultura de atividades físicas para deficientes, o “Vidas em Movimento”, que possui o recurso de descrição de cenas para cegos.

 

Nos anos 2000, Roberto Carlos passou a se apresentar em cruzeiros com roteiros e programações especiais de réveillon, além de ser convidado a realizar o CD “Acústico MTV – Roberto Carlos”, após negociações entre a Music Television e a TV Globo.

 

Ufa! Falta fôlego para contar cada detalhe da vida de um dos maiores ídolos que o país já teve. Roberto Carlos anda mais velho, mais calado, e menos dado a aventuras, mas possui uma legião de fãs. Ingressos para shows do cantor possuem preços bem salgados e ainda assim são disputados um a um, como por exemplo seu último show em homenagem à Tom Jobim realizado junto com seu colega da Tropicália, Caetano Veloso. A crítica não aliviou e pegou pesado nos comentários maldosos sobre a empolgação e entrosamento entre os cantores, mas mesmo assim não dava para esconder a felicidade dos que haviam se estapeado para conseguir os ingressos.

 

Para que você não fique na curiosidade, o Jornal Jovem selecionou uma das apresentações do Rei Roberto Carlos para que você conheça diferentes fases do cantor. Confira!

Vídeo 

Roberto Carlos anos 60 Roberto Carlos - Namoradinha De Um Amigo Meu

http://br.youtube.com/watch?v=6d2qEImK6MI&feature=related

 

Vídeo 

Roberto Carlos e Caetano Veloso fazem show em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova

http://br.youtube.com/watch?v=W1Yq3OFW7Jo

 

 

Envie esta notícia para um amigo

 

 

CINQUENTÕES DA MÚSICA

NACIONAL

ROBERTO CARLOS

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.