Maio de 2010 - Nº 17   ISSN 1982-7733  
antartida_conhecendo02.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Fale conosco
A Antártida e o Planeta
Convidados da Hora
Conhecendo a Antártida
O IO-USP no Proantar
A Antártida e o Clima
Pesquisas do IO-USP
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
IO - Instituto Oceanográfico da USP

Curiosidades sobre a Antártida*


Qual é a forma correta: "Antártida" ou "Antártica"?

As duas formas são usadas e estão corretas. Antártica é uma palavra de origem grega que reúne os termos anti (oposto) e arktos (urso), sendo que este último termo refere-se à estrela polar da constelação de Ursa Menor ou Little Bear.

 

Qual a menor temperatura registrada na Antártica?

A menor temperatura já registrada foi de -89,2ºC, na Estação Vostok (ex-URSS), em 21 de julho de 1983, sendo também a mínima temperatura ambiente já medida na Terra.

 

Quantos navios participaram da operação Antártica?

Navio Oceanográfico (NOc) Professor Besnard, da Universidade de São Paulo, o NOc Almirante Câmara, o NOc Almirante Álvaro Alberto, o Barão de Teffé e o NApOc Ary Rongel, da Marinha do Brasil.   

 

O que é feito do lixo na Antártica?

Todo o lixo produzido na EACF é coletado e processado de forma seletiva. O lixo orgânico é queimado em um incinerador dotado de filtros antipoluentes e o restante do material (metais, alumínio, papéis, papelões, vidros, plásticos e PVC) é compactado e armazenado, retornando ao Brasil a bordo do NApOc  Ary Rongel, sendo grande parte  para a reciclagem.

 

Quem desenvolve as pesquisas na Antártica?

As atividades científicas são propostas e desenvolvidas por estudiosos de universidades e instituições de pesquisa de diversas regiões do Brasil que, de forma interdisciplinar e interinstitucional, conduzem investigações nas áreas de Ciências da Terra, Ciências da Atmosfera e Ciências da Vida.

 

Qual foi o primeiro homem a atingir o Pólo Sul?

ROALD AMUNDSEN, norueguês, em 11 de dezembro de 1911.

 

Como se formou a calota de gelo na Antártica? 

A água que evapora dos oceanos é carregada na alta atmosfera até a Antártica, onde forma cristais de gelo aderidos a minúsculas partículas de poeira. À medida que mais cristais vão se aderindo às partículas, formam-se os flocos de neve, que crescem nas mais variadas formas enquanto caem. A neve se acumula na superfície da Antártica em camadas cada vez mais profundas e, gradualmente, vai se transformando em gelo. 

  

Somente a Marinha participa do Programa Antártico? 

Não. O Programa Antártico Brasileiro é gerido por uma parceria entre ministérios e uma agência de fomento, a saber: CNPq - financia a coordenação da execução das pesquisas; Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) - define da política científica; Ministério do Meio Ambiente (MMA) - garante o cumprimento com as regras internacionais para minimizar o impacto da presença humana em solo antártico; Ministério das Relações Exteriores, responde pela Política Nacional para os Assuntos Antárticos; Ministério das Minas e Energia, fornece por intermédio da Petrobras, combustíveis especialmente desenvolvidos para regiões geladas, para todos os meios que operam na Antártica; e Ministério da Defesa atua no Proantar por intermédio dos Comandos da Marinha, que sedia a Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (SECIRM), que gerencia o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), planejando as Operações Antárticas e  financiando o segmento logístico do Programa e da Aeronáutica. que realiza, com aeronaves C-130,  os vôos de apoio ao Proantar. 

 

* Fonte: site da Marinha do Brasil

http://www.mar.mil.br/secirm/proantar.htm

 

Envie esta notícia para um amigo

 

CONHECENDO A ANTÁRTIDA

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.