Novembro de 2010 - Nº 19   ISSN 1982-7733  
Como participar
Fale conosco
 Governantes
Atribuições
Poder Executivo
Poder Legislativo
Poder Judiciário
 Brasil  2010
Convidados da Hora
 A Saúde
 O Trabalho
 A Educação
 A Habitação
 A Segurança Pública
O Marketing Político
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Som na caixa
Poesia
Cordel
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Copyright x Copyleft

Rosiane Augusta da Silva

21 anos, estudante do 3º ano de jornalismo na UNILAGO

São José do Rio Preto - SP


Por definição copyright é você ter seus direitos autorais reconhecidos por algo que produziu. Segundo Thomas Jefferson o artista tem a necessidade de ter um estímulo para criação, que seria através de recompensa material, dada por cada pessoa que quisesse usufruir da sua idéia. Esse seria o estímulo que o criador teria para produzir e fazer com que a sociedade progrida. Mas será que esse é o único estímulo que os autores e inventores teriam para criar?

 

Grandes inventores como Benjamin Franklin acreditavam que a arte devia ser feito por amor. E com o intuito de transmitir a mensagem para um grande número de pessoas, sem que para tal fosse necessário uma recompensa. Em um parágrafo da sua autobiografia ele diz: “Uma vez que tiramos grandes vantagens das invenções alheias, devemos ficar felizes de ter uma oportunidade de servir aos outros com quaisquer de nossas próprias invenções; e isso devemos fazer de forma gratuita e generosa.” Esse seria o princípio do Copyleft.

 

Se uma criação é feita simplesmente para sua comercialização, não será um considerável número de pessoas que irá ter acesso a ela, pois nem todo mundo tem condições de comprar essas obras. O que acaba acontecendo é que essa informação fica limitada a um determinado grupo de pessoas.

 

Com o início dos registros das obras, iniciou-se também a violação desses mesmos direitos. Parte da violação tem como causa a comercialização ilegal dessas obras, visando o lucro em cima de criações alheias. Mas outra parte viola a lei por não concordar com ela, por acreditar que aquele bem tem que pertencer a todos.  

 

Um exemplo de Copyleft  é o site Pearson Copyleft, sem fins lucrativos e com livre acesso a todos, foi  criado pela Pearson Education do Brasil e tem como objetivo  promover amplo acesso a obras educacionais. Os usuários se cadastram no site e adquirem o direito de baixar os artigos postados e incluir artigos próprios, tudo gratuitamente. Veja abaixo um exemplo de um texto baixado do site.

 

O movimento Copyleft, que teve início com um programador de softwares que disponibilizou seu sistema operacional gratuitamente na rede mundial de computadores, se ampliou e ganhou grandes dimensões, não só na área de informática, mas também sendo aplicado em produções musicais, literárias, jornalísticas e uma série de outras produções artísticas, as quais são disponibilizadas pelos seus autores sem pretensões lucrativas, com o intuito apenas de divulgar seu trabalho e serem reconhecidos por ele. Suas obras são disponibilizadas gratuitamente. Também não é permitido, de acordo com as leis do copyleft, que a obra seja comercializada por terceiros.

 

Na atualidade, em que a informação não pode parar de circular, é muito fácil encontrar meios (não legais) para baixar conteúdo da internet. A internet está causando um movimento contrário ao capitalismo; a distribuição gratuita, por parte dos artistas, de suas obras.  Seria a volta da arte pela arte. A ressurreição da arte pelo simples amor de fazê-la e de transmiti-la para o maior número de pessoas possível.


A banda Cerveja e Café foi criada em março de 2007 e  é composta por Rodrigo Damati (baixo e voz), Marcelo Castilho (guitarra e voz) e Felipe Dieder (bateria). O trio soteropolitano Cerveja Café é uma mistura de jazz com rock. A banda vem fazendo vários shows e músicas ao longo de quase um ano e sete meses de estrada. Disponibilizam suas músicas em vários sites na internet.

 

Fontes:

Mídia Independente- http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2002/06/29908.shtml

Pearson copyleft - http://www.copyleftpearson.com.br/home.aspx

Cerveja Café - http://www.myspace.com/cervejacafe

 

* Nota da redação: De acordo com informações do site http://www.copyleftpearson.com.br,  no Copyleft a apresentação gráfica dos conteúdos baixados pode ser alterada, desde que o texto original seja mantido.

Os conteúdos podem ser citados e abreviados, desde que seja mantida a referência ao título e ao autor original e não seja alterado o sentido do argumento original do autor. Alterações e transformações que comprometam o sentido pretendido pelo autor podem originar queixas e até mesmo processos por danos morais.

 

 

Envie esta notícia para um amigo

 

 

Texto livre:

Você escolhe o assunto sobre o qual quer escrever. Depois é só enviar pra gente e aguardar nosso contato. Se quiser, envie também foto e/ou ilustração.

Veja as dicas na seção Como participar.

Clique aqui
para enviar seu texto para esta seção. Aguarde nosso contato.
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.