Junho de 2011 - Nº 21   ISSN 1982-7733  
jovem150.php
Como participar
Fale conosco/ newsletter
 Arquivo JJ
Todas as edições do JJ
Biologia
Biomedicina
Veterinária
Enfermagem
Engenharia de Alimentos
Eng. de Biossistemas
Engenharia de Materiais
Engenharia Química
Física
Dicas para o Vestibular
Textos enviados
Seção Livre
Palavra aberta
Ponto de vista
Desenho
Poesia
Crônica
Exceção
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Acompanhe
Escola
Como participar

Escola Participante

 Colégio Êxito

Floripa: Ilha de mil encantos

Da redação

 

O município de Florianópolis é constituído em grande parte por uma ilha oceânica de aproximadamente 500 quilômetros quadrados de extensão e somente por 3% de área de continente. Possui em torno de 300.000 habitantes, mas na temporada de verão recebe mais de 600.000 turistas que se distribuem nas mais de 100 praias da região. É considerada a capital brasileira com melhor qualidade de vida. O estado de Santa Catarina conquistou nos últimos 30 anos um dos melhores índices de desenvolvimento humano do país.

 

Florianópolis faz parte da nossa história, já abrigou aventureiros e marinheiros e, por sua localização estratégica, foi alvo de disputa da Coroa portuguesa e dos espanhóis no século XVIII. Fortalezas testemunham essa época e podem ser visitadas em vários pontos da ilha. A colonização açoriana ainda guarda suas marcas na arquitetura, gastronomia e artesanato da região.

 

Lazer é que não falta nessa ilha paradisíaca. Praias para todos os gostos: praias ideais para surfar; lagoas e praias de enseadas para práticas de esportes aquáticos; ilhas e costões para os que gostam de mergulho; montanhas a beira-mar para cavalgadas e vôo livre. E há os sítios arqueológicos da Ilha do Campeche e Costão do Santinho que registram inscrições rupestres feitas por povos primitivos, há mais de cinco mil anos. 

 Praia de Jurerê. Fotos:Jornal Jovem.

Jurerê é um dos locais mais procuradas da ilha. Além da beleza de sua praia, Jurerê foi planejada e construída para oferecer conforto e bem-estar tanto para os moradores como para os visitantes. Padrão de excelência que, infelizmente, não é regra em nosso país, o local é mais visto como reduto de ricos e milionários do que como exemplo a ser seguido para que conforto e bem-estar possam estar além das fronteiras de nossas casas. 

 Passeio de Banana Boat, Disco e Pula-Pula, na praia de Jurerê

Voltando à praia de Jurerê, depois de curtir um sol e mar tranquilo, que tal um passeio de Banana Boat ou lancha? Na tenda da Dupla Náutica você pode reservar seu passeio e aguardar a formação de um pequeno grupo pra zarpar. É aventura garantida com direito a breve mergulho na Ilha do Francês, propriedade particular que fica a 2 km da praia.

Passeio de lancha, em Jurerê. Barcos que participaram do Campeonato Brasileiro da Classe Laser, em janeiro de 2011, na sede do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê.

Há várias ofertas para a prática de esportes de aventura por toda a ilha: parapente, surf e sandbooard na praia da Joaquina; cicloturismo, canoagem, canionismo, rafting, rapel, trilhas e mergulho, em diferentes praias do norte e sul da ilha. 

 

Local da saída do Parepente, na Praia Brava, e vista do alto durante o passeio.

Na praia Brava as tendas da O.V.N.I vendem tickets para os vôos de parapente que duram aproximadamente 15 minutos. O passeio é realizado com acompanhamento de um instrutor. A vista é deslumbrante e o passeio inesquecível.

Vista da Fortaleza de São Jose, na Praia do Forte. Entrada para a Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim, ponto de parada de vários passeios de barco.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa, é uma das três fortes construídos no século XVIII pelos portugueses para proteger a Barra Norte da Ilha contra investidas estrangeiras. Fazia parte do sistema triangular de defesa da Barra do Norte da ilha de Santa Catarina também formado pelas fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones.

 Passeio no barco Piratas do Caribe que sai de Canasvieiras.

Vários passeios de barco saem do trapiche da praia da Canasvieiras e duram aproximadamente 3 horas. Passam pelas praias de Jurerê, Daniela e Praia do Forte. Fazem uma parada na Ilha de Anhatomirim para visita ao Forte Santa Cruz e outra parada para mergulho próximo à Ilha do Francês.

A praia da Joaquina é própria para surf. Vista da Lagoa da Conceição

 

Sugestão do Jornal Jovem:

 

Pousada Jureremirim http://www.jureremirim.com.br/

Esta charmosa pousada fica em excelente localização na praia de Jurerê. Oferece dois tipos de quartos dependendo do número de pessoas, um café da manhã variado e delicioso, um serviço impecável e atendimento de primeira. Microondas, geladeira e peças básicas para fazer um café, esquentar uma comidinha pronta ou fazer uma pipoca estão disponíveis em todos os quartos. A faixa de preço fica na média, dentre as pousadas de Jurerê.  

 

 Pousada Jureremirim

  

Envie esta notícia para um amigo

 
CONFIRA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.