Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Esporte e Cidadania
Convidados da Hora
Histórias do PAN
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 
Luthi... o quê?!?

Mônica Munuera
20 anos, Curso de Redação Jornalística - Senac/SP

São Paulo - capital

Luthier. Mas, qual é o significado da palavra e quais as funções desse profissional?

Quem se interessa por instrumentos musicais já cansou de ver essa palavra por aí. Quase todos os textos especializados sugerem que o músico procure este profissional para tirar suas dúvidas. Mas qual é o papel do luthier na vida do músico?

Foto: Monica Munuera

O termo luthier (lê-se lutiê) tem sua origem na palavra em francês para "fabricante de alaúde", um instrumento musical de cordas trazido do oriente médio pelos Cruzados e que era chamado "Ut". Também conhecido como luteiro ou lutiê, este profissional é especializado na construção e reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, tal como violão e violino, sopro, percussão e teclado. Ele regula, restaura, transforma, reforma e adapta instrumentos musicais, além de construir peças e acessórios personalizados de acordo com as exigências e vontades dos músicos. Também é sua função orientar os clientes sobre a conservação de seus instrumentos, elaborar laudos técnicos e orçamentos.

Além de montar e desmontar instrumentos, o luthier sabe desmembrar componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos, confeccionar peças para reposição, trocar peças e acessórios, soldar e colar componentes e afinar corretamente os instrumentos. Quem constrói também conhece sobre madeiras, tipos de construções e acabamento de superfície, como pinturas personalizadas.

Verdadeiros experts em marcas, modelos, ligações e acessórios, esses profissionais podem ser consultados sempre que você quiser modificar a parte elétrica, regular seu instrumento ou pedir dicas para conseguir tirar aquele som que você sempre quis, pois, o que parece simples à primeira vista, pode ser um perigo para seu instrumento.

Vale lembrar que instrumentos construídos por um luthier, os chamados custom ou customizados, são, em geral, mais caros do que os fabricados em larga escala. Isso porque todo o processo é feito de forma artesanal e com os componentes escolhidos pelo músico. Em compensação, você tem um instrumento único e com a sua cara.

Campo de trabalho

A oficina de um luthier é uma luthieria, termo que designa a arte da construção de instrumentos. Muitos luthiers aprendem a profissão em família ou com mestres na arte. Mas saiba que, no Brasil, existem escolas especializadas na formação de luthiers e que não é preciso ser um virtuose para realizar o curso. Até quem não toca pode se tornar um luthier.

Além de trabalhar em sua oficina ou em grandes fábricas, este profissional pode atuar como técnico de som, roadie e vendedor de lojas de instrumentos. 

No Brasil há muitos profissionais da luthieria cujos instrumentos estão nas mãos de músicos nacionais e internacionais em razão de sua alta qualidade técnica e sonora.

Envie esta notícia para um amigo

 

 
Som é som! Mas cada um tem o seu, claro. Aqui tem pra todos!

Se você adora música, escolha uma história para nos contar. Se tiver uma banda, conte alguma coisa sobre ela.

Ah! Se quiser comentar sobre algum grupo musical ou algum show que esteja rolando na cidade, pode também nos enviar. Vamos ouvir sua melodia.
Clique aqui
para enviar seu texto para esta seção.
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.