Outubro de 2007 - Nº 07    ISSN 1982-7733
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Tema da Hora
Esporte e Cidadania
Convidados da Hora
Histórias do PAN
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
HQ e charge
Viagens
Intercâmbio
Humor
Poesia
Crônica
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Escola Participante
Divulgação de eventos
 

Veja aqui como participar

O Jornal Jovem é um site voltado para jovens dos últimos anos do ensino fundamental, ensino médio e universitário, convidados a partilhar deste projeto cultural. Aqui, os jovens participam do jornal expressando suas idéias e reflexões em relação a várias questões da vida cotidiana. A participação da sua escola, apresentando o jornal para seus alun
os ou participando ativamente, é de grande importância, pois o nosso objetivo é estimular a inserção do jovem na vida cultural, social e política do nosso país.

A participação é aberta a todos os jovens. A escola ou universidade em que o jovem estuda são sempre citadas na apresentação de cada texto. Portanto a participação da escola pode ser:

Informal: quando o aluno toma conhecimento do Jornal Jovem através da escola ou quando já o conhece e envia seu texto diretamente para o site.

Através de inscrição prévia gratuita: As escolas inscritas participam ativamente de uma das edições do jornal - veja a explicação abaixo. As escolas que participarem do projeto enviando mais de 3 textos dos seus alunos terão seus dados informativos publicados no jornal durante a edição de sua participação. Temos como referência os dados do Guia Escolas. Além disso, o Jornal Jovem também incluirá uma nota complementar para que sua escola possa divulgar um projeto que esteja realizando.

A cada edição lançamos o Tema da Hora. Para participar de uma das edições sua escola deve inscrever-se clicando no botão abaixo. Entraremos em contato com a escola para definir qual o tema e a edição de participação. Pronto! Agora é só encaminhar a proposta aos alunos que farão uma redação livre sobre o tema.

Faça aqui sua inscrição e participe do Jornal Jovem!

Envie os seguintes dados: Nome da escola, endereço, cidade, estado, e-mail, telefone e o nome de uma pessoa para contato. Nós lhe enviaremos mensagem de confirmação de sua inscrição. Aguarde. Caso não receba, envie um e-mail para o Fale Conosco.

Veja os detalhes

Nossa sugestão: inserir a proposta de participação no Jornal Jovem no Projeto Pedagógico da escola, nas cadeiras de Português (através do estudo de Gêneros Literários, por exemplo) e Informática.

O aluno poderá fazer sua redação de acordo com o seu interesse pessoal, através de reportagem, entrevista, narrativa, conto, crônica, poesia ou campanha educativa.

Pedimos que escolham e nos enviem, no máximo, cinco textos referentes ao Tema da Hora. Entretanto, para a coluna Seção Livre, outros textos e/ou ilustrações podem ser enviados. Vale também foto dos alunos e/ou ilustração para o material enviado. Havendo espaço e disponibilidade todos os textos serão publicados. Todas as colaborações dentro da Seção Livre participam da enquete e poderão ser premiadas.

Regras

· Os trabalhos deverão ser apresentados dentro do prazo que o jornal informar à escola. Todo material deve conter nome completo do aluno, idade e série.
· Qualquer complemento em forma de texto, imagem, ilustração ou foto extraído de outras fontes deve conter o nome da fonte e/ou o nome do autor. É importante que a escola zele por isso.
· Os textos já devem ter sido revisados no que se refere à ortografia e aos aspectos gramaticais.
· Os quesitos criatividade e originalidade são os mais importantes. Sugerimos que o/a professor(a) solicite ao aluno um título original para a matéria escrita.
· Não se esqueça que o tema muda a cada edição.

DICAS PARA O PROFESSOR

De início, sugerimos que os alunos visitem o site (www.jornaljovem.com.br) para conhecerem a proposta do jornal e já pensarem nas idéias que gostariam de expor sobre o Tema da Hora. Dessa forma o trabalho do professor fica facilitado. Existe também a possibilidade de o aluno escrever a respeito de qualquer um dos itens da Seção Livre. Assim, mais alunos poderão ter seus textos publicados.

Para o Tema da Hora o aluno escolhe uma das seguintes categorias:

Reportagem. O aluno poderá utilizar recursos como, entrevista, pesquisa, citação, para fazer sua reportagem. O professor deve solicitar ao aluno que dê um título para a sua reportagem ou redação a partir do tema proposto.

Poesia, crônica ou conto. Essas são outras modalidades possíveis para falar sobre o Tema da Hora. Não esqueça de pedir um título para o texto.

Campanha educativa. Aqui, o aluno poderá criar material na forma de uma campanha educativa. Um alerta, um slogan, um texto publicitário, uma proposta a ser encaminhada, um apelo etc. Desenho, foto, ilustração e/ou animação podem acompanhar os trabalhos.

O trabalho pode ser realizado dentro da sala de aula, colocando o tema na lousa para que os alunos discorram livremente sobre ele; ou, como lição de casa, caso não consiga alterar sua programação de aula, ou se achar mais conveniente para o desenvolvimento do trabalho.

Professor, este trabalho deve ser um momento de reflexão livre. Não se preocupe em direcionar o desenvolvimento da redação. Os quesitos criatividade e originalidade são os mais importantes.

Os trabalhos devem estar corrigidos apenas na gramática e na ortografia.

Os trabalhos devem ser digitados e enviados clicando no botão abaixo.

Dicas Técnicas:

• Se possível, enviar imagens e fotos em JPEG ou GIF, sem ultrapassar o tamanho de 320x240 ou 240x320 pixels e com peso máximo de 150 KB.

• Sugerimos que o texto não ultrapasse 3 laudas (4200 toques = caracteres com espaço).

Envio dos trabalhos

Os alunos devem colocar seus dados pessoais: Nome completo, idade, cidade, estado, e-mail. Nós lhe enviaremos mensagem confirmando recebimento do material. Aguarde. Caso não receba, envie um e-mail para o Fale Conosco.

Para as edições seguintes seus alunos podem também enviar textos ou ilustrações diretamente para os e-mails das várias seções do Jornal Jovem. Aqui professor, seu papel será unicamente estimulá-los a escrever e enviar. Nós sabemos, e você também sabe, que muitos jovens possuem rico material e o quanto é importante compartilhar suas criações.

O Jornal Jovem agradece sua importante colaboração!
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.