Dezembro de 2007 - Nº 08    ISSN 1982-7733
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Experimentos na Estação Ciência


A Estação Ciência - localizada próxima à Estação Lapa – abriu suas portas no sábado (06/10) para dar espaço às atividades relacionadas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Monitores da Agilent Technologies realizaram experiências com a participação de crianças e adolescentes com o intuito de ensinar-lhes alguns fundamentos de Física, Química e Matemática de uma maneira fácil e prazerosa.

Foto: Bel Bechara

Separados em cinco grupos, os jovens se divertiram com os exercícios e puderam levar para casa o resultado de seus experimentos. Uma das experiências consistia em analisar as propriedades do Oobleck, uma substância ao mesmo tempo rígida e líquida. Os monitores se abstinham de dar maiores explicações sobre a experiência para deixar os participantes mais à vontade para darem seus palpites.

Foto: Bel Bechara

As crianças também aprenderam a fazer um carrinho movido a energia solar. Sobre isso, o garoto Fernando Silva Souza comenta: “Esse carrinho funciona no sol. Achei legal participar da experiência e melhor ainda foi ver que o brinquedo funciona”.

Foto: Bel Bechara

O jogo eletrônico, ou Eletronic Steady Hand Game, foi apresentado por Irineu Sotto Caetano, engenheiro da Agilent e monitor da experiência, que mostrou os mecanismos de funcionamento da corrente elétrica. Tereza Nunes Palma, 10 anos, explica o que fez: “Eu aprendi a fazer um game elétrico. Foi bem divertido. Vi como funciona a eletricidade. Se eu ficar nervosa e mexer, o fiozinho toca no arame e a luzinha acende”.

Taís Borel, consultora de Recursos Humanos da Agilent, ensinou a construir um relógio de sol. “Nós quisemos mostrar como é possível ver as horas utilizando a energia solar. Essa é uma experiência bem antiga”, diz. Gabriela Gaglianone Bruno, 8 anos, complementa: “Achei bem legal esse relógio de sol porque é uma coisa que nem todos conseguem, nem sabem fazer, mas é bem simples. E funciona”.

Rui Vilela, gerente de suporte da Agilent, foi o monitor responsável pela construção dos aviõezinhos, empreitada que mobilizou a maior parte das crianças. Essa experiência alia aerodinâmica e energia potencial e, ainda que os garotos envolvidos nem tenham idéia do significado desses princípios, a diversão é inevitável. “A construção de um modelo de avião demonstrou o princípio de vôo a partir da energia potencial do elástico, que armazena esse tipo de energia. Quando o elástico se solta, a energia potencial movimenta a hélice, que, ao girar, impulsiona o movimento do avião fazendo-o decolar”, explica Rui.

Foto: Bel Bechara

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ESTAÇÃO CIÊNCIA

Vídeo

Bel Bechara e Sandro Serpa

 
 
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