Dezembro de 2007 - Nº 08    ISSN 1982-7733
menu_semmanaJornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
A Semana em São Paulo
Pça do Relógio - USP
Parque Ibirapuera
Estação Ciência
Parque da Água Branca
Metrô Tatuapé
Mais eventos
Envie aqui sua notícia
A Semana no Brasil
Site oficial da Semana
Notas e notícias
Envie aqui sua notícia
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Exposição: Em torno do Zumbi


Navio Negreiro. Foto: Bel Bechara

A exposição “Em Torno de Zumbi” foi uma das atrações do Parque da Água Branca durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Realizada pela Estação Ciência e tendo como curadora Lilia Katri Moritz Schwarcz, a mostra reúne imagens do Brasil à época da escravidão, bem como fotos atuais sobre a herança da cultura negra no país.

Foto: Bel Bechara

Os painéis explicativos além de abordarem a escravidão como a mais cruel e irracional forma de dominação que o “mundo civilizado” impôs às regiões africanas ditas atrasadas, também contam a história desses homens que não só lutaram por sua sobrevivência como reinventaram sua própria existência.

A primeira parte da exposição, intitulada “Navio Negreiro”, mostra a sofrida trajetória pela qual os negros passavam até chegar ao Brasil. Para aqui, vieram negros de dois grandes grupos étnicos: os bantos, originários do Sudoeste e Sudeste africanos; e os sudaneses, procedentes do Noroeste do continente.

No navio negreiro, os africanos eram transportados em condições subumanas. Mal alimentados e vitimados por epidemias constantes, os negros morriam com facilidade e cerca de 20% deles não chegavam vivos ao Brasil.

Após chegarem ao Brasil, os negros eram vistos como peças e passavam por um tratamento especial a fim de que se tornassem mais valiosos. Visto como mercadoria, o escravo perdia sua origem e sua personalidade para se transformar em um “servus non habent personam”: um sujeito sem corpo, antepassados, nome ou bens próprios.

Nesse comércio infame, os critérios de compra – negros com dentes fortes e brancos, altos, com parte sexual bem desenvolvida, braços e ombros fortes eram mais caros – reforçavam a condição de “coisa” do negro.

No Brasil, o trabalho passou a ser tratado como coisa de escravo e não como um valor universal inerente a todas as etnias. Com a larga utilização da mão-de-obra escrava, houve uma inversão de conceitos: o trabalho era considerado, pelas pessoas livres, como desonroso.

Mesmo naquela época já sendo o Brasil um país mestiço, esta foi a última nação do mundo a abolir a escravidão. A explicação para a permanência tão longa dessa forma de dominação tão vexatória só pode ser uma: a escravidão só pôde existir em virtude da disseminação do medo.

por Cremilda Aguiar

 

Envie esta notícia para um amigo

 

PARQUE DA ÁGUA BRANCA

Vídeo

Bel Bechara e Sandro Serpa

Bate-papo no Parque

Cremilda Aguiar

EXPOSIÇÃO

Painéis

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.