Dezembro de 2007 - Nº 08    ISSN 1982-7733
menu_semmanaJornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
A Semana em São Paulo
Pça do Relógio - USP
Parque Ibirapuera
Estação Ciência
Parque da Água Branca
Metrô Tatuapé
Mais eventos
Envie aqui sua notícia
A Semana no Brasil
Site oficial da Semana
Notas e notícias
Envie aqui sua notícia
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Painel da Semana Nacional de C&T no Brasil


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu entre os dias 1 a 7 de outubro e contou com a participação de várias instituições de ensino do país. As atividades foram voltadas para a divulgação da ciência e da tecnologia bem como para a discussão de seus impactos na vida de todos e no desenvolvimento do Brasil.

As mais de 6000 atividades ocorreram em cerca de 300 cidades brasileiras e a abertura oficial da semana foi feita por Sérgio Rezende, ministro da C&T, em Salvador.

O tema escolhido para este ano, “Terra”, levou em consideração a convocação internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) para que a questão global seja considerada como tema prioritário para os anos de 2007 e 2008.

Em algumas cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais foram realizadas tendas de ciência em espaços públicos.

O projeto Cientistas nas Escolas levou pesquisadores, tecnologistas, técnicos e bolsistas de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) a 20 escolas públicas e privadas de São José dos Campos (SP) para a realização de palestras.


No Rio de Janeiro, houve uma programação de eventos integrados, como a barca com atividades de ciência no percurso entre Rio e Niterói, as atividades interativas sobre meteoritos e a mostra de rochas e minerais que aconteceram no Museu Nacional da Universidade Federal do RJ (UFRJ).

Já em Brasília, a Agência Espacial Brasileira expôs um exemplar de um foguete em tamanho real no Complexo Cultural na Esplanada dos Ministérios. Além disso, a atividade "Em Busca do Tempo Perdido”  fez uma viagem poética e musical pelos reinos animal e vegetal, que sofrem com as mudanças climáticas.


Em Cuiabá aconteceu a Mostra de Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com palestras sobre temas como "Inovação Tecnológica: Desafios atuais no Contexto Nacional" e "Ciência e Tecnologia: Os desafios para Mato Grosso", além do 15º Seminário de Iniciação Científica da UFMT, de 3 a 5 de outubro.


A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promoveu a primeira edição da Semana de Tecnologia da Informação, que comemorou os 20 anos de criação do curso de ciência da computação da universidade.


“Da Prática à teoria: o que impede o pesquisador de ser um educador” e “Da Iniciação Científica à Pós-graduação” foram os temas de duas palestras proferidas gratuitamente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, que também contou com o projeto “Venha conhecer a UFSC”, que tem o objetivo de organizar visitas aos diversos setores da universidade.

O Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) contou com jogos educacionais informatizados sobre temas de astronomia, energia, atmosfera e hidrosfera, de modo a ensinar a ciência de forma lúdica e promover a inclusão digital, além da palestra “Sputinik, a primeira Lua artificial”, que lembou os principais feitos da conquista espacial.

As atividades integradas na cidade de Salvador (BA) ocorreram na Praça Municipal Thomé de Souza, onde 20 instituições de ensino e pesquisa ofereceram à população um planetário inflável, túnel interativo que simula as mudanças climáticas e telescópios robotizados.

Em Recife aconteceu uma série de apresentações da professora Jane Morrey-Jones, do Museu de Ciência de Londres, sob o tema "Botando as Tripas para Fora: Vendo seu sistema digestivo por dentro”, além do “Café Scientifique: mudanças climáticas e escolas”, que deram continuidade ao encontro sobre mudanças climáticas realizado em março deste ano.

“O uso dos recursos hídricos na região metropolitana de Belém” e “Olhando a Terra pelo satélite: o que é e o que faz o Sensoriamento Remoto” foram temas de palestras no Museu Paraense Emilio Goeldi, em Belém (PA). Também foram realizadas observações astronômicas no Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promoveu a oficina "Preparação de material didático a partir de material reciclado” voltada a estudantes do ensino fundamental e os cursos "Produção de vídeo com temas ambientais" e "Programa de rádio-escola no computador: O Meio Ambiente", destinados a estudantes de graduação de todo o país.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

A SEMANA NO BRASIL

Museu Goeldi, Belém do Pará

Enviado pelo Museu Goeldi

A Semana de C&T em Alagoas

Enviado pela Prof. Dra. Lenilda Austrilino

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.