Dezembro de 2007 - Nº 08    ISSN 1982-7733
semanasp00_pca_relogio_abertura.php
menu_semmanaJornal Jovem - Aqui você é o repórter
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
A Semana em São Paulo
Pça do Relógio - USP
Parque Ibirapuera
Estação Ciência
Parque da Água Branca
Metrô Tatuapé
Mais eventos
Envie aqui sua notícia
A Semana no Brasil
Site oficial da Semana
Notas e notícias
Envie aqui sua notícia
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Corrida contra o tempo


Atividades da Semana C&T na Praça do Relógio - USP ensinam como cuidar da nossa ‘Terra’ rumo a um futuro melhor

 

Praça do relógio - USP. Foto: Sandro Serpa

 

Em sua quarta edição, dessa vez realizada entre os dias 1 e 7 de outubro de 2007, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se trata de uma enriquecedora oportunidade, para o grande público, de entrar em contato com um conhecimento geralmente restrito aos âmbitos acadêmico e científico. Coordenada no país pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, e em São Paulo pela Estação Ciência, o seu intuito é valer-se de atividades interativas como oficinas, exposições, palestras e jogos pelo país afora, para que, de fato, essa aproximação ocorra atingindo a todos, indiscriminadamente.

A semana conta, para tanto, com a participação de inúmeras universidades e escolas, além de ONGs, institutos técnicos, dentre outras instituições que se preocupam, igualmente, com a disseminação de todo esse conhecimento, posto que, uma vez gerados, devem ser aplicados aos hábitos cotidianos de todos, inclusive no que diz respeito à conscientização pela melhor conservação do planeta, cuja perspectiva para o futuro, lamentavelmente, não é das melhores.

Assuntos como aquecimento global, desmatamento e escassez de recursos essenciais como a água potável, foram trazidos à tona. Entretanto, além de contemplar as áreas de ciências exatas e de tecnologia, os eventos promovidos abordaram também temas das ciências humanas e biológicas e de arte e cultura. Assim, como cita a diretora do Museu de Ciências da USP, Elizabete de Santis Braga da Graça Saraiva, “temos a prova de que não há como estudar o mundo e o ser humano de forma isolada. As ciências foram divididas com finalidades educativas e pedagógicas, mas na verdade fazem todas, parte de um só contexto”.

Os locais onde os eventos aconteceram em todo o país foram também cuidadosamente escolhidos para que houvesse coerência entre a dinâmica própria de cada atividade e o seu espaço, de modo a despertar da melhor forma possível o interesse do público. Dessa maneira, pôde-se notar a presença tanto de eventos voltados para crianças e adolescentes, quanto para o público adulto e de terceira idade em geral. Também filmes, visitas a laboratórios, experimentos e apresentações de mágica, teatro e música foram disponibilizados à população.

Algumas informações: de 2004, quando aconteceu a primeira Semana C&T, para 2006, o número de atividades aumentou de 1.848 para 8.654, atingindo quase 400 cidades pelo Brasil inteiro e envolvendo 1.014 instituições, segundo dados divulgados pelo site http://semanact2007.mct.gov.br. Dessa vez, o tema da semana é Terra, buscando compatibilizar a orientação dada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o triênio de 2007-2008-2009, com nítida necessidade de um desenvolvimento sustentável para o planeta.

Thiago Sogayar Bechara

8 e 9/10/2007

 

Envie esta notícia para um amigo

 

PRAÇA DO RELÓGIO - USP

Vídeos

Bel Bechara e Sandro Serpa

A corrida contra o tempo

Thiago Bechara, 3ºano Jornalismo- Mackenzie-SP

USP na semana

Thiago Bechara

As Nuvens e a Metereologia

William Yasuo Minhoto,

1°ano Metereologia- USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.