Dezembro de 2007 - Nº 08    ISSN 1982-7733
jovem10.php
menu_semmana
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
A Semana em São Paulo
Pça do Relógio - USP
Parque Ibirapuera
Estação Ciência
Parque da Água Branca
Metrô Tatuapé
Mais eventos
Envie aqui sua notícia
A Semana no Brasil
Site oficial da Semana
Notas e notícias
Envie aqui sua notícia
Cinema
Dicas de Livros e CDs
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos
 

Estação Ciência - Programação 1ª quinzena de dezembro

Confira a programação da Estação Ciência. Horário de funcionamento: de terça a sexta das 8h às 18h e nos finais de semana e feriados das 9h às 18h.

 

Notícias da Estação

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Foi encerrada no dia 7 de outubro mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que mobilizou milhares de pessoas e instituições em todo o Brasil em torno dos eventos mais variados. No estado de São Paulo a mobilização sob coordenação da Estação Ciência foi marcante, envolvendo 214 instituições diferentes, que juntas ofereceram à população quase 1200 eventos de divulgação científica em nada menos que 40 cidades. Para acompanhar alguns destaques, acesse o site da Semana Nacional (http://semanact.mct.gov.br) e a edição especial produzida pela equipe do Jornal Jovem (www.jornaljovem.com.br).

 

Do 1 ao Infinito

Depois de um ano repleto de eventos com os temas mais variados e voltados para diferentes públicos, a Estação Ciência apresenta no dia 8 de dezembro, às 15h, o evento gratuito "Do 1 ao Infinito", que encerra o ciclo Encontros de Conhecimento, realizado em parceria com a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Será apresentada a história da multiplicação da informação desde o aparecimento da escrita, passando pelas matrizes de madeira e tipográficas até a comunicação eletrônica dos últimos 100 anos. Não perca e faça já a sua inscrição enviando nome, RG e telefone para o e-mail eventos@eciencia.usp.br.

Exposição Navio Negreiro até dezembro

Montada em novembro para comemorar o mês da Consciência Negra, a exposição Navio Negreiro, continua disponível para visitação do público até o dia 21 de dezembro. A mostra traz painéis, maquetes e recortes de cenas em grafite, apresentando um retrato do processo de escravidão, o tráfico e comércio de seres humanos, o cotidiano dos escravos, as formas de insurreição, a luta pela identidade e as relações raciais dos dias de hoje. Com curadoria da profa. Dra. Lilia Schwarcz, a exposição, originalmente de 1995, deverá ganhar uma atualização no próximo ano.

 

Teatro em temporada na Zona Leste

Até o dia 13 de dezembro ainda dá tempo de assistir ao espetáculo Larguem tudo, vamos voar! em sua atual temporada na Zona Leste de São Paulo. Produzida pelo Núcleo de Artes Cênicas da Estação Ciência, a peça parte da história de Santos Dumont para discutir temas como a criatividade e o desejo humano por liberdade. As apresentações acontecem às quartas e quintas, às 21h, no Teatro Martins Penna, que fica no Largo do Rosário, 20 – Penha. O telefone para mais informações é: (11) 2293-6630. Conheça mais sobre o espetáculo acessando o site: http://www.ciafabuladafibula.com.br/vamosvoar/.

 

Horários de final de ano

Como já vem fazendo tradicionalmente, a Estação Ciência vai aproveitar o final de ano e fazer o recesso para manutenção e reformas no espaço físico. Por isso estará fechada para a visitação entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro. Fora deste período, os horários normais serão mantidos: de terça a sexta das 8h às 18h e nos finais de semana das 9h às 18h. Aproveite o período de férias e traga sua família para conhecer as nossas exposições, com muita interatividade, estímulo à curiosidade e novos conhecimentos.

 

UNICSUL é nova parceira da Estação Ciência

A UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul) é a mais nova parceira da Estação Ciência. Foi assinado, no final de novembro, um termo de colaboração entre as duas instituições, que irá favorecer o intercâmbio para realização de estágios, pesquisas e projetos de exposições e eventos conjuntos. Na assinatura, além dos representantes dos dois parceiros, estiveram presentes os professores do novo curso de mestrado em ensino de ciências, oferecido pela UNICSUL e que será o foco inicial da parceria.

 

Estação Ciência no Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico

A Estação Ciência esteve representada no IX Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico, evento realizado em novembro pela Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC), com o tema "Jornalismo Científico e Sociedade: os novos desafios". O público presente, composto por jornalistas, estudantes de comunicação, pesquisadores e divulgadores da ciência, pôde conhecer mais de perto as atividades da Estação e como ela tem trabalhado suas ações comunicativas. Um dos grandes sucessos no evento foi o boletim O Telescópio, que tem edições bimestrais impressas e também está disponível no site da Estação (seção Notícias).

 

A Terra daqui a 50 anos

Este é o tema do concurso lançado pela Revista Ciência Hoje das Crianças e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Quem quiser participar pode enviar, até 31 de dezembro, um desenho de como estará a Terra daqui a 50 anos e uma comissão formada por ilustradores da revista, cientistas e integrantes do Ministério da Ciência e Tecnologia vai eleger o vencedor. Confira mais detalhes e as premiações acessando o site: http://cienciahoje.uol.com.br/102169.

Estação Ciência - Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. www.eciencia.usp.br - info@eciencia.usp.br

Local: Rua Guaicurus, 1394, Lapa. Fone: (11) 3673-7022

Horário de funcionamento: terças a sextas-feiras, das 8 às 18 h; sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 h
Obs: fechamento do portão para ingresso - às 17h30 horas
www.eciencia.usp.br - info@eciencia.usp.br

Agendamento
Para escolas e grupos com mais de 15 pessoas. Telefones: (11) 3672-5364 e (11) 3675-6889.

CONFIRA
RODA JOVEM
ACONTECEU
ENTREVISTA
VISITE
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.