Março de 2006- Nº 01    ISSN 1982-7733
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O Jornal Jovem publica aqui algumas normas que regulamentam a propaganda na televisão em outros países. Veja e compare!

Regulamentações Internacionais

Canadá

· Não pode agir no inconsciente da criança.
· Não pode haver exagero sobre tamanho, velocidade, etc.
· Não pode haver publicidade de produtos não destinados a crianças em programas infantis.
· Proibida a publicidade de medicamentos e produtos farmacêuticos, exceto pasta de dente com flúor.
· Não pode sugerir a compra pela criança nem que leve a pedir aos pais que compre.
· Proibida a sugestão de compra por telefone ou correio em publicidade para crianças.
· Proibida a exibição de um mesmo produto em menos de meia hora
· Limite de 4 min para publicidade por cada 30 min de programa.
· Não pode haver publicidade com bonecos, pessoas ou personagens conhecidos, exceto para campanhas sobre boa alimentação, segurança, educação, saúde etc.
· Proibido usar a expressão “somente”, “o mais barato” etc.
· Proibido mostrar cenas de risco e imagens de fogo.
· Não pode mostra uso inadequado do produto (como jogar uma bala para cima para pegar com a boca).
· Alimentos: Deve ser mostrado o real valor nutritivo do alimento e jamais como substituto de uma refeição.
· A televisão pública não exibe nenhuma publicidade durante programas infantis, nem imediatamente antes ou depois.

Província do Quebec

· Proibida qualquer publicidade de produtos destinados a crianças de até 13 anos, em qualquer mídia.

Estados Unidos

· Limite de 10min30s de publicidade por hora nos finais de semana.
· Limite de 12min de publicidade por hora nos dias de semana.
· Proibida a exibição de programas-comerciais.
· Proibido o merchandising testemunhal.
· Proibir a publicidade de alimentos de baixo valor nutritivo nas escolas, exemplo: fast food, refrigerantes, doces e balas.

Comunidade Européia

Artigo 16 da diretiva Televisão sem fronteiras:
“A publicidade de televisão não deve causar prejuízo moral ou físico aos menores e deve, dessa forma, respeitar os seguintes critério para sua proteção:
a. não deve incitar os menores à compra de um produto ou serviço, explorando sua inexperiência e credulidade;
b. não deve incitar os menores a insistir com os pais para que comprem um produto ou serviço”

Dinamarca

· Proibida a publicidade durante programas infantis, ainda cinco minutos antes e depois.

Grécia

· Proibida a publicidade de brinquedos entre 7h e 22h.

Irlanda

· Proibida qualquer publicidade durante programas infantis em TV hertziana.

Itália

· Proibida a publicidade de qualquer produto ou serviço durante desenhos animados.

Noruega

· Proibida a publicidade de produtos e serviços direcionados a crianças com menos de 12 anos.
· Proibida a publicidade durante programas infantis.
· A publicidade não pode ocupar mais do que 15% do tempo da programação diária.

Suécia

· Proibida qualquer publicidade durante programas infantis, nem imediatamente antes ou depois.
· Proibida a publicidade de produtos para crianças de até 12 anos.

Inglaterra

· Proibido o uso de mascotes em publicidade de alimentos.
· Comerciais com desenhos animados que mostrem junk food só poder ser exibidos após as 20h.
· Proibido o uso de efeitos especiais para insinuar que o produto faz mais do que pode.
· Proibido o uso de cortes rápidos e ângulos diferentes para não confundir a criança.
· Proibido insinuar que a criança será inferior a outra se não usar o produto ou serviço anunciado.
· A criança/ator não pode comentar sobre as características do produto ou serviço além daquilo que uma criança de sua idade falaria.
· Proibida a publicidade para crianças que oferece produtos ou serviços por telefone, correio, internet, celular etc.
· Proibido encorajar a valentia.

Austrália

· Nenhuma publicidade pode levar uma criança a acreditar que vencerá ou será superior a outra, e
· Que uma pessoa que compra um produto ou serviço para uma criança é mais generosa do que outra.
· A criança mostrada deve ter a idade adequada para o uso do produto.
· O tamanho do produto tem que estar claro, com a exibição de algo que a criança reconheça como parâmetro.
· Prêmios e brindes: A publicidade deve dar mais ênfase ao produto que ao brinde.
· Bebidas alcoólicas: Publicidade somente após as 20h30, sequer patrocínio de eventos ao longo do dia.

 

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