Março de 2006- Nº 01    ISSN 1982-7733
Editorial
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Tema da Hora
Entrevistado da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Decibel
HQ e Charge
Fui!
Pra lá e pra cá
Amigos no exterior
É o bicho!
Poesia
Crônica
Prof. Pardal
Participe da enquete
Em Destaque
Repórter Jovem
  Comenta
Livros, CDs e DVDs
Agenda
Cinema
Teatro
Escola
Como participar
Escolas no Nº 01
Fale conosco
Todas as edições do JJ
Intercâmbio Inglaterra

Texto enviado por Roberta Figueira
17 anos, São Paulo-capital

Eu fiz um intercâmbio para a Inglaterra nas férias de julho de 2004. Preferi ficar em uma cidade pequena e acabei escolhendo Cambridge para ser minha casa durante aquele mês. Antes, e mesmo durante a viagem, tive obviamente muita insegurança, medo, ansiedade e diria que até passei por pequenos problemas que agora me parecem situações engraçadas, mas essa foi a melhor experiência da minha vida até hoje.

Eu e meus pais fizemos muitas pesquisas sobre a empresa de intercâmbio pela qual eu viajaria e sobre a cidade para onde eu iria, e como sou de menor ainda foi necessário o documento de autorização, já que eu iria sozinha.

Fiquei hospedada em uma casa de família que era constituída de um casal de idosos e mais quatro estudantes meninas além de mim. A minha família foi ótima, atenciosa e muito simpática sempre.

Eu estudei na Embassy CES, como meu curso era intensivo eu tinha aulas pela manhã e à tarde de segunda a quinta, considero que obtive bons resultados, aumentei muito meu vocabulário e minha fluência.

Passei por muitas situações engraçadas e me diverti muito, no entanto a saudade de casa, do Brasil, da minha família e amigos foi algo significativo em minha viagem. Quando a minha viagem estava no fim eu estava com o coração ao meio, uma parte morrendo de saudade e querendo desesperadamente retornar, mas a outra querendo ficar com as pessoas maravilhosas que por lá conheci e querendo continuar o maravilhoso aprendizado.

Eu aprendi muito além do aperfeiçoamento de meu inglês que havia ido procurar, me tornei uma pessoa mais responsável e independente. Passei por muitas experiências, algumas únicas e inesquecíveis.

Existem muitos tipos de intercâmbio, mas com um bom planejamento e organização um intercâmbio é uma ótima experiência, inesquecível e única, onde se adquire muito além que conhecimento, experiência de vida.
Pois é: intercâmbio!

Você já pensou nisso ou já participou de um intercâmbio?

Se já fez, que tal contar um pouco da sua experiência? Se não, vai ver como é legal ouvir as histórias de quem já fez!

Você pode ter dicas ótimas e contribuir com quem está querendo programar um intercâmbio.
Clique aqui
para enviar seu texto para esta seção.
Conheça o portfólio