Março de 2006- Nº 01    ISSN 1982-7733
Editorial
Aqui você é o repórter
Dicas para escrever
Tema da Hora
Entrevistado da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Esporte
Decibel
HQ e Charge
Fui!
Pra lá e pra cá
Amigos no exterior
É o bicho!
Poesia
Crônica
Prof. Pardal
Participe da enquete
Em Destaque
Repórter Jovem
  Comenta
Livros, CDs e DVDs
Agenda
Cinema
Teatro
Escola
Como participar
Escolas no Nº 01
Fale conosco
Todas as edições do JJ
INAUGURADO O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA


A cidade de São Paulo ganha um espaço novo e especial, o Museu da Língua Portuguesa, o único museu no mundo totalmente dedicado ao idioma de um país. Inaugurado em 20 de março, foi instalado no prédio acima da plataforma da Luz, patrimônio histórico do século XIX, restaurado e agora dedicado à celebração do português falado no Brasil.

A IDÉIA

O projeto tem um vasto conteúdo sobre linguagem, a história da língua, os inúmeros idiomas que ajudaram a formá-la, as formas que ela assume no cotidiano e a criação da língua na literatura brasileira, entre outros assuntos, apresentados em forma de filmes, audição de leituras e diversos módulos interativos.

CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO


Personalidades presentes - Foto: Luciana Qarra

Reservada para convidados e imprensa, a solenidade foi comandada pelo jornalista Zeca Camargo, que apresentou o museu e depois passou a palavra aos convidados de honra: Isabel Pires de Lima – ministra da cultura de Portugal, António Carmona Rodrigues– presidente da Câmara Municipal de Lisboa, foram alguns dos convidados; além do prefeito de São Paulo José Serra e o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que comentou sobre sua candidatura à presidente do Brasil: “Toda eleição é difícil e esta não será diferente. Se houver muitos candidatos, com certeza haverá 2° turno, porém se houver poucos, a eleição será plebiscitária”.

Estavam presentes no evento Vilma Guimarães Rosa, filha do escritor José Guimarães Rosa homenageado pelo museu; Lygia Fagundes Telles – escritora; Anna Maria Martins - Diretora da Academia Paulista de Letras e escritora.
Após a solenidade o museu foi liberado para a visitação de todos os presentes.

O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR LÁ !

Térreo

Elevadores – Dentro dos dois elevadores panorâmicos escutamos músicas compostas por Arnaldo Antunes, que brinca com as palavras "língua" e "palavra" ditas em vários idiomas. Entre os elevadores está a instalação da Árvore da Língua, criada pelo arquiteto e designer Rafic Farah; o artista levou 40 horas para fazer a árvore, constituída por chapas de aço recortadas a laser.

Primeiro piso

Área para exposições temporárias (inaugurada com mostra comemorativa dos 50 anos de "Grande sertão: veredas", de Guimarães Rosa), os terminais multimídias, o corpo de reflexão da instituição, os escritórios de gestão do conteúdo, as atividades educativas e a programação da entidade.



Exposição Grande Sertão:Veredas - Foto: Luciana Qarra


Segundo pavimento

Grande Galeria – Ao descer do elevador, você vai se deparar com um corredor enorme com um grande painel, lembrando os telões dos cinemas (tela de 106m com projeções de imagens e trabalho sonoro), onde são exibidos a todo tempo, filmes rápidos sobre o cotidiano, música, relações humanas, culinária, natureza e cultura, raiz lusa, religiões, festas, carnaval, futebol e danças. Em frente desta grande telão, há um banco na mesma extensão, para que os visitantes podem sentar e assistir os filmes culturais.


Telões de cinema - Foto: Luciana Qarra

Palavras Cruzadas – Podemos interagir e descobrir a origem de muitas palavras usadas até hoje no vocabulário dos brasileiros.

Linha do Tempo da História da Língua Portuguesa - é formada por três linhas paralelas: a linha da língua portuguesa; a linha das línguas africanas; e a linha das línguas ameríndias, que conta cronologicamente, a história da língua desde 400 a.c até o ano 2000.

Beco das Palavras – Sala com jogo eletrônico interativo que permite e, ao mesmo tempo, aprender sobre a etimologia dos termos usados atualmente.


Beco das Palavras - Foto: Luciana Qarra

Terceiro pavimento

Auditório - Com recursos audiovisuais, vai tratar da origem da linguagem e das línguas, da multiplicidade das línguas do mundo e do fenômeno específico do português do Brasil - língua tropical e mestiça.

Praça da Língua - espécie de 'planetário da língua', composto de imagens e áudio. Há textos de alguns dos maiores romancistas e poetas em todos os tempos e evidencia o processo de criação na nossa língua.

Textos de autores como Gonçalves Dias, Machado de Assis, Oswald de Andrade vão ser misturados a letras do cancioneiro popular. Imagens e palavras são projetadas no teto, reforçando a idéia de um planetário. Os textos são refletidos no chão, num imenso círculo feito de vidro escuro, que também contribui com a sensação de que o visitante chegou a uma praça. A antologia é ouvida na voz de narradores como os cantores Chico Buarque e Zélia Duncan e os atores Matheus Natchtergaele e Gero Camilo, entre muitos outros.

Um dos destaques do museu, é um mapa, onde escolhemos um dos estados do Brasil e podemos assistir a alguns vídeos, com um morador da região escolhida, e assim escutar o sotaque daquele estado. São os mais diversos que temos em nossa língua portuguesa.
Vale a pena fazer uma visita ao museu e saber um pouco da história da língua que falamos.

SERVIÇOS:
A partir de 21 de março de 2006
Estação da Luz - Praça da Luz, s/nº - São Paulo
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
Preço: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (estudantes)
Para mais Informações, acesse o site www.museudalinguaportuguesa.org.br


Edivânia Silva

Conheça o portfólio