Junho de 2008 - Nº 10     ISSN 1982-7733
c_agrarias05.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
FEBRACE 2008
Febrace - Painel geral
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Engenharia
Ciências Exatas/da Terra
Ciências Humanas
Ciências da Saúde
C. Sociais Aplicadas
II Mostra Mercosul
Seção Livre
Palavra aberta
Poesia
Crônica
Cinema
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

Wetlands


Igor Ogashawara

Lumena Salgado Aguena Vallle (Orientadora)

Colégio São Carlos

São Carlos – SP

“Todos que estão aqui na feira têm o objetivo de chegar ao prêmio máximo e eu também quero chegar lá, mas acho importante não só a quantidade de prêmios, mas, por exemplo, acho muito importante as crianças que estão aqui, passando para ver a feira, porque estou cumprindo meus objetivos que é repassar o conhecimento para a população, pois são eles que vão fazer nosso país daqui para frente”, comenta Igor Ogashawara, confiante em seu segundo dia de exposição. Equipe JJ

Igor em seu estande na FEBRACE 2008. Foto:Gerardo Lazzari

A água é o constituinte mais característico da Terra e é o ingrediente essencial da vida. Porém, apenas 2,5% de toda a água existente no planeta está apropriada para o consumo humano. Desta porcentagem, apenas 0,3% está disponível em forma de rios e lagos.

A poluição que afeta corpos aquáticos é totalmente prejudicial à biodiversidade do planeta e também à economia e lazer da sociedade. Muitas políticas de preservação e uso consciente desse recurso têm sido elaboradas nos últimos anos devido ao aumento da importância. Porém estações de tratamento de água e esgoto estão em falta no Brasil, o que causa o aumento no déficit de saneamento básico no país.

 

O projeto pretende analisar a eficiência de uma wetland (áreas alagadas) construída – através de análises físico-químicas da amostra de água - passando por seus vários estágios (macrófitas flutuantes, solos filtrantes e macrófitas emergentes) e também de todo o sistema, uma vez que, é uma técnica de baixo custo, de fácil acesso e que visa o desenvolvimento sustentável.

Tem como objetivo expandir o conhecimento para a população e minimizar, de maneira ecológica, os efeitos da poluição aquática principalmente na região do Aqüífero Guarani, que possui importâncias econômicas, ecológicas e sociais para cerca de dois bilhões de pessoas que dependem de sua água de maneira direta ou indireta.

Utilizar macrófitas (termo científico para planta aquática flutuante) aquáticas para remoção de impurezas é um estudo de alta aplicabilidade, pois podem ser utilizados para purificação de água em diversas situações em diferentes climas.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Conheça alguns projetos

Avaliação de tipos de cana-de-açucar

Verônica Lorrayne C. Costa

Benefício que vem da praia

Guilherme Diniz

Reaproveite o lixo, alimentando seu bicho!

Leiliane Diniz, Auricélia Sodré

Wetlands

Igor Ogashawara

 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.