Junho de 2008 - Nº 10     ISSN 1982-7733
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Sistema de Gestão Ambiental para Escolas


Leonardo Duarte Pascoal, Roberta Darski Schmidt

Dalva Inês de Souza (Orientadora)

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dulce Moraes

Esteio - RS

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

Novo Hamburgo – RS

Leonardo Pascoal conta que sua viajem do Rio Grande do Sul para São Paulo foi tranqüila.

Todos os expositores da feira possuem um Diário de Bordo, onde contam desde como todo o projeto começou, até as mudanças mais recentes. “No Rio Grande do Sul, chamamos o Diário de Bordo de Caderno de Campo”, conta Leornardo.”O caderno é aquilo que ninguém gosta de fazer, mas tem que ser feito. Ele é todo importante”, completa. Equipe JJ

Leonardo em seu estande na FEBRACE 2008. Foto:Gerardo Lazzari

A popularização do conceito desenvolvimento sustentável exige a implantação de processos ambientais específicos nas escolas. Este projeto teve como meta aumentar em 20% o desempenho ambiental de uma escola municipal que serviu de piloto para as outras do município de Esteio/RS.

A metodologia consistiu, basicamente, na apresentação do projeto à Secretaria de Educação, às autoridades da cidade, na escolha da escola piloto e apresentação à sua Diretoria. Para avaliar o desempenho ambiental foi usado como indicador um diagnóstico ambiental geral e avaliações de: ar, água, energia, resíduos sólidos e espaços verdes. Criou-se um Conselho Gestor, formado por representantes de todos os segmentos da instituição, que passou a implantar as etapas de um Sistema de Gestão Ambiental previstas na ISO 14001, com adaptações, para promover a redução dos impactos ambientais gerados pela escola; e realizar atividades de sensibilização e capacitação com a comunidade escolar.

O trabalho desenvolvido resultou em uma elevação de 37,5% no desempenho ambiental, quase o dobro da meta estabelecida. Também gerou uma redução do consumo de energia em 20%, e a construção de: compostor, aquecedor solar alternativo, Mini ETE piloto e área de separação do lixo.

Também foram realizadas ações que promoveram a inclusão social e digital. Com base nos resultados pode-se afirmar que o projeto trouxe melhorias significativas para a escola, tanto em relação à diminuição de seus impactos como também através da sensibilização da comunidade. Desta forma, provou-se que a implantação de um SGA em escola pública resulta em melhorias no seu desempenho ambiental.

 

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