Junho de 2008 - Nº 10     ISSN 1982-7733
c_saude01.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
FEBRACE 2008
Febrace - Painel geral
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Engenharia
Ciências Exatas/da Terra
Ciências Humanas
Ciências da Saúde
C. Sociais Aplicadas
II Mostra Mercosul
Seção Livre
Palavra aberta
Poesia
Crônica
Cinema
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

Beribéri: Não gosto, não gosto!


Samara Viana

Adelina da Silva Alves (Orientadora)

Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco

São Luís – MA

Samara Viana, de São Luiz do Maranhão, está à frente da pesquisa sobre a Beibéri, doença causada pela falta de vitamina B1 no organismo. Conforme explicou a estudante, no Maranhão foram diagnosticados 1.069 casos da doença e 32 mortes. O noroeste do estado é a região mais afetada, mesmo sendo a principal produtora de arroz, produto que ajuda no fortalecimento do organismo contra a enfermidade.  Samara está representando a Fundação Bradesco, cujo patrocínio foi essencial para sua vinda à São Paulo.  Equipe JJ

Samara em seu estande na FEBRACE 2008. Foto:Gerardo Lazzari

 

O Beribéri é a doença causada pela ausência de vitamina B1 no organismo. Segundo dados do Ministério da Saúde, já foram registrados, desde o início de 2006, 323 casos da doença beribéri em 25 municípios do sudoeste maranhense.

Nas famílias onde os óbitos ocorreram, o arroz branco polido era a base da alimentação diária, visto que a região é grande produtora do cereal. Essas mortes súbitas alarmaram a situação de pobreza do local. O projeto Beribéri: não gosto, não gosto! teve como objetivo pesquisar as possíveis soluções.

A utilização do farelo de arroz é uma medida preventiva viável, encontrada durante as pesquisas. O Maranhão é um dos principais produtores de arroz no Brasil e essa produção gera como “subproduto” o farelo de arroz, que é dado aos porcos, galinhas, gados. Os nutrientes encontrados no arroz antes de seu polimento encontram-se no farelo, por isso seu uso é interessante para prevenir a doença, servindo como um suplemento alimentar.

Para chegar a esse resultado, foram necessárias várias pesquisas em livros, revistas e sites da internet, por meio da comparação e síntese dos dados obtidos. Na pesquisa de campo, foi aplicado um questionário visando detectar os primeiros sintomas da doença e percebeu-se que as pessoas que se alimentam com o arroz polido e não têm uma alimentação balanceada, apresentam dores musculares, fadiga, cansaço, dentre outros sintomas. Outro resultado foi a viabilidade do uso do farelo de arroz como suplemento alimentar.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Conheça alguns projetos

Drogas: onde mora o perigo?

Louise Helena F. Ribeiro, Aidée T. S. Barros, Paulo Eduardo C. Santos

MTR: Medidor de tempo de Reação

Raquel Cazonatto, Felipe Mulhall

O Babaçu e seu valor nutricional: uma ferramenta contra a desnutrição

Welton D. Bonifácio, Elzio Alves de Sá, Larissa Finco

 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.