Junho de 2008 - Nº 10     ISSN 1982-7733
c_saude03.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
FEBRACE 2008
Febrace - Painel geral
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Engenharia
Ciências Exatas/da Terra
Ciências Humanas
Ciências da Saúde
C. Sociais Aplicadas
II Mostra Mercosul
Seção Livre
Palavra aberta
Poesia
Crônica
Cinema
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

O Babaçu e seu valor nutricional: ferramenta contra a desnutrição


Welton Diego Oliveira Bonifácio, Elzio Alves de Sá, Larissa Finco

Zenilde Andrade (Orientadora)

E.E.E.F.M. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Monte Negro - RO

Os alunos Welton, Elzio e Larissa, de Monte Negro, Roraima, desenvolveram uma pesquisa baseada em produto típico do estado: o babaçu. Conforme explicaram os estudantes, o fruto pode ser utilizado como um suplemento alimentar fundamental para as comunidades carentes, como também pode ser transformado em outros produtos, inclusive como componente do biodiesel. Entretanto, ainda não há uma política que favoreça o cultivo do babaçu e a produção em larga escala dos derivados do fruto. Caso alguma iniciativa deste gênero fosse feita, a desnutrição da região poderia ser controlada. Equipe JJ

Foto: Arlindo de Almeida

O babaçu é um tipo específico de palmeira que cresce de forma extensiva no norte e nordeste do Brasil. A fruta do babaçu pode ser utilizada como suplemento alimentar devido ao alto poder nutricional. Porém, em nosso município o que se observa é o grande desperdício dessa matéria-prima. Em virtude disso, houve o interesse em desenvolver um projeto com o objetivo de esclarecer a população sobre o valor nutricional encontrado no coco do babaçu, fruto da planta, que pode ser extraído através da produção da farinha.

Para atingir este objetivo foram feitas palestras com a comunidade em geral, havendo a distribuição de um folder com receitas atrativas que têm como principal ingrediente a farinha do babaçu. Para o desenvolvimento prático do projeto realizaram-se as seguintes ações: pesquisas bibliográficas; pesquisa de campo (levantamento das localidades mais próximas e adequadas para a coleta do material necessário); coleta de coco-babaçu na vegetação da região; extração da farinha do coco de babaçu, para ser utilizado no preparo de algumas receitas; abordagem do assunto na Feira de Ciências organizada pela escola e que envolve toda a comunidade local; exposição de alguns produtos alimentícios criados a partir da extração do coco-babaçu, como: farinha multimistura, bolos, biscoitos e óleo; distribuição de folder apresentando a importância do coco-babaçu, receitas com a farinha do coco do babaçu e com dicas de atividades econômicas ecologicamente corretas.

Através de observação e entrevista pôde-se detectar que o objetivo foi alcançado com êxito, pois a procura pela farinha na Feira Municipal aumentou de forma significativa conforme informação fornecida pelos feirantes. Este projeto não está finalizado, na certeza de que poderemos contribuir de alguma forma com a comunidade, sendo fortes aliados juntamente com o “Babaçu”, na busca da preservação do meio ambiente e de um mundo mais justo para todos.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Conheça alguns projetos

Drogas: onde mora o perigo?

Louise Helena F. Ribeiro, Aidée T. S. Barros, Paulo Eduardo C. Santos

MTR: Medidor de tempo de Reação

Raquel Cazonatto, Felipe Mulhall

O Babaçu e seu valor nutricional: uma ferramenta contra a desnutrição

Welton D. Bonifácio, Elzio Alves de Sá, Larissa Finco

 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.