Rafael Telis Gazzin Pessoa
Maria Celeste Costa, Caio Júlio de Lima (Orientadores)
CEFET-MG – campus Belo Horizonte
Belo Horizonte - MG
Rafael veio sozinho a São Paulo de Belo Horizonte, Minas Gerais. Durante o primeiro dia da feira o projeto recebeu muitas visitas, inclusive de professores e doutores da Faculdade de Engenharia de USP. Rafael explicou que, para a elaboração do projeto, teve que visitar algumas indústrias e contar com a ajuda de engenheiros mas garantiu que o gosto pela engenharia o fez planejar e concluir sozinho o modelo. Equipe JJ
Rafael em seu estande na FEBRACE 2008.
Qualquer sistema que demande movimento requer um tipo de motor, ou seja, um conjunto que converta determinada energia (química, elétrica etc) em energia mecânica. No século XX, a humanidade interessou-se pelo motor a jato, principalmente após o surgimento da aviação. Conforme os aviões foram evoluindo, tornando-se maiores e mais rápidos, houve a necessidade de um motor mais potente e eficiente. Com o surgimento da turbina aeronáutica, por volta de 1930, essas necessidades foram em parte atendidas, tornando-se o motor mais popular entre aviões velozes e de médio e grande porte. Porém, a turbina é um motor muito complexo e de custo elevado, e mesmo com sua evolução ao longo do tempo, ela ainda possui certas deficiências quanto ao desempenho em altas velocidades, além da questão ambiental, pois a maioria das turbinas utiliza combustível fóssil, esgotando as reservas naturais e poluindo o meio ambiente.
O objetivo deste trabalho é projetar e executar um motor que supere os motores aerotérmicos atuais em quatro quesitos: custo, complexidade, eficiência e poluição ambiental. A metodologia empregada baseia-se no estudo do projeto proposto através de visitas técnicas, estudos individuais, técnicas computacionais, construção e teste do motor. O motor construído conseguiu atingir seus objetivos, resultando em uma plataforma de pesquisa para futuras melhorias e possibilitando o projeto de uma versão comercial.
Este projeto poderá afetar a população de maneira direta, pois, com o surgimento de aeronaves mais eficientes, ocorrerá a redução dos custos de vôo e as viagens poderão ser mais rápidas, além de poluir menos o ambiente, contribuindo com a sustentabilidade do planeta.
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