Alissom Dornellas Ferreira
Luiz Henrique Victorio, Everton Portella (Orientadores)
Escola Técnica Rezende - Rammel
Rio de Janeiro - RJ
Foto Gerardo Lazzari
O projeto IntellBus foi apresentado visando dois focos: a apresentação de uma inovação e a resolução de um problema. Inovação esta que se demonstra através de uma nova tecnologia que permite ao usuário acionar o ônibus que deseja à distância, não sendo mais necessário que se faça o arcaico gesto sinalizando que deseja embarcar naquele ônibus (o que pode, às vezes, se tornar um ato perigoso, pois o passageiro precisa ficar em pé muito próximo ao meio fio para ser visualizado e então atendido).
Com o projeto implantado, o usuário pode solicitar o ônibus que deseja digitando um código através de um teclado (com teclas em braile, facilitando também a vida de deficientes visuais). O ônibus, por sua vez, receberá um sinal (semelhante ao já existente quando se solicita a parada do ônibus para o desembarque) informando que sua parada foi solicitada no próximo ponto, facilitando, desta forma, as vidas do motorista e do passageiro.
Com relação à resolução do problema, o projeto vem para resolver situações de descaso para com pessoas que, por lei, têm direito ao embarque gratuito em transportes em massa públicos. Porém, tal lei não é cumprida por uma série de motivos, e o passageiro que necessita do transporte é prejudicado. Com o IntellBus, tal infração pode ser computada e enviada ao órgão responsável pela qualidade do transporte público local. Caso o ônibus não fique parado no ponto solicitado por um tempo mínimo de 5 segundos, é computada a infração e enviada a um computador. Com o registro automático da infração, é facilitada a punição do motorista/empresa responsável, o que causaria uma diminuição nesta prática que prejudica diversos cidadãos em todo país.
Envie esta notícia para um amigo
|