Junho de 2008 - Nº 10     ISSN 1982-7733
mercosul02.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
FEBRACE 2008
Febrace - Painel geral
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Engenharia
Ciências Exatas/da Terra
Ciências Humanas
Ciências da Saúde
C. Sociais Aplicadas
II Mostra Mercosul
Seção Livre
Palavra aberta
Poesia
Crônica
Cinema
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

  Brasil


Dessalinizador Solar

Felipe Menegassi, Sílvia Regina Alencar, Viviane Polidori

E.E.M.E.P.J. A. Embaixador Assis Chateaubriand

Osasco - SP

A dessalinização de água salgada por meio do processo de destilação solar acontece quando a água salgada evapora e se torna doce. Uma grande difilcudade encontrada em áreas semi-áridas e em excursões mar adentro é o transporte de água potável. Para resolver essa questão, foi construído um protótipo capaz de dessalinizar a água salgada, utilizando energia solar. Após sua construção, foi feita uma pesquisa para estudar a produtividade e os aperfeiçoamentos necessários  para melhorar o rendimento. A caixa de dentro terá as paredes pintadas de preto e terá a água salgada que irá receber as radiações solares. A radiação atravessa o acrílico e, ao encontrar a chapa preta,  sofre uma alteração em seu comprimento de onda. O equipamento construído contém uma válvula que permite seu abastecimento direto com água salgada para a caixa interna, e uma torneira para a saída da água doce.

 

Robô Cortador de Grama e Vigilante – RCGV

Bruno Marques Prescott, Diógenes Rocha de Souza

Colégio de Aplicação Emmanuel Leontsinis

Rio de Janeiro- RJ

Foto: Gerardo Lazzari

O RCGV surgiu para suprir necessidades e resolver problemas presenciados no processo do corte de grama. Para tanto, foram realizadas pesquisas com pessoas que têm gramados em suas residências ou no local de trabalho. Foram então constatado três problemas: alto consumo de energia elétrica, risco à integridade física do usuário e desgaste físico excessivo durante o corte da grama. O projeto foi desenvolvido com o intuito de minimizar esses problemas. O RCGV foi desenvolvido sobre uma base de alumínio, o que proporciona resistência e estabilidade durante a locomoção que é feita por meio de quatro motores classe 350, independentes, dotados de caixas de redução. Formando o conjunto de locomoção, em que é fixada a roda. O software que controla e monitora o projeto foi elaborado em Delph 7, sua interface de apresentação é de fácil entendimento e manuseio. Ele é capaz de controlar todas as funções do robô, visualizar e armazenar as imagens da câmara. Este projeto obteve sucesso no decorrer do desenvolvimento. A tecnologia desenvolvida viabiliza a construção de diversos tipos de robôs para diferentes aplicações. 

 

S.E.E.T – Sistema Econômico de Energia do TRENSURB

Agusto Hafeleister, Gabriel Algusto Gallio, joão Neves

Fundação Escola Técnica de Liberato Salzano V.da Cunha

Nova Hamburgo -RS

Foto: Gerardo Lazzari

O projeto é uma pesquisa sobre o atual sistema de controle de tração dos trens da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (TRENSURB), que tem como objetivo estudar a possibilidade de troca deste por uma nova tecnologia, com o intuito de gerar mais economia de energia elétrica em seu desempenho. Esse projeto pretende amenizar o problema do alto consumo de energia, decorrente das inúmeras paradas e arrancadas do trem, que contribuem para o desgaste ambiental. O gasto de energia e o custo de manutenção deste transporte vêm crescendo a cada ano. Propõe-se avaliar, por meio de estudos teóricos e práticos, a viabilidade técnica e econômica da substituição do motor atualmente utilizado para um outro mais econômico (Chopper) combinado com uma técnica de modulação por largura de pulso.

 

Termoelétrica a Biogás

Amanda Pereira, Priscila Fernanda Alves de Melo da Silva

Escola Municipal Dr. Luiz Gonzaga Maranhão e Colégio Salesiano Sagrado Coração

Joboatão dos Guararapes e Recife - PE

Foto: Gerardo Lazzari

O projeto tem como objetivo principal dar funcionabilidade a algo até então prejudicial à natureza: o gás metano. Sua produção é feita a partir de qualquer material orgânico. Utilizou-se esterco animal e colocou-se o mesmo em um fermentador anaeróbico, submetendo-o a etapas de filtragem, formou-se o gás e este foi engarrafado por meio de um compressor. Uma das vantagens deste tipo de estação é a possibilidade de localização próxima aos centros consumidores, diminuindo a extensão das linhas de transmissões e minimizando as perdas de energia. A estação construída estará ligada a um protótipo de um edifício, produzindo a eletricidade do mesmo, além de servir como uma fonte de produção de energia, a utilização dos restos orgânica produzirá não só uma energia ecologicamente correta como também evitará a emanação do gás metano para a atmosfera.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

MOSTRA MERCOSUL

Apresentação

Fernanda Mattiuz

 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.