Junho de 2008 - Nº 10     ISSN 1982-7733
mercosul03.php
Aqui você é o repórter
Sobre o escrever
Sua vez, sua voz
Fale conosco
FEBRACE 2008
Febrace - Painel geral
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Engenharia
Ciências Exatas/da Terra
Ciências Humanas
Ciências da Saúde
C. Sociais Aplicadas
II Mostra Mercosul
Seção Livre
Palavra aberta
Poesia
Crônica
Cinema
Acompanhe
Abroad/ Mundo Afora
Exceção
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Divulgação de eventos

  Uruguai


Alimentação, Raquitismo e Saúde Cardiovascular

Patrícia Vidal, Viviana Cabrera, Stefani Fernandes, Natália Furno

Liceu 9, Montevideo - Uruguai

Foto: Gerardo Lazzari

O projeto baseia-se na alimentação e no raquitismo que atingem crianças de 0 a 1 ano de idade. Esse período é muito importante para o desenvolvimento da criança que, nesta fase, apresenta mudanças no corpo, crescimento da estrutura óssea e aumento de peso. O trabalho também diz respeito à relação da alimentação com as condições econômicas de muitas famílias que não podem adquirir alimentos que cubram as vitaminas e proteínas necessárias para evitar esses males. O objetivo é atuar de forma eficaz na alimentação desta parcela da população para que essas doenças sejam evitadas com o menor custo para o Estado.

Patricia enviou para o JJ um texto sobre o projeto desenvolvido por ela e pelo seu grupo.

El proyecto trata sobre: Alimentación, Raquitismo y Salud Cardiovascular.

El raquitismo es una enfermedad que se da principalmente en niños pequeños debido a la carencia de calcio , fósforo y vitamina D; haciendo que los husos no se calcifiquen satisfactoriamente. Esto trae como consecuencia deformidades dentales, disminución de l tono muscular, calambres, curvaturas de las rodillas, tórax de pichón entre otras. Durante este proyecto nos intereso estudiar principalmente las deformidades del tórax ya que actúa como sostén del sistema cardiorrespiratorio, y si este presenta un mal desarrollo afectará al  funcionamiento de este sistema. Además la falta en el organismo de calcio y fósforo trae un mal funcionamiento en el corazón, ya que el calcio es participante de la contracción muscular y el fósforo le brinda energía(ATP) al músculo para su funcionamiento. Se pensó que el factor económico podía ser el causante del raquitismo y de enfermedades cardiovasculares, ya que hay gran parte de la población que no puede acceder a consumir alimentos de calcio, fósforo y vitamina D.

Debido a todo esto nos planteamos como uno de los objetivos el realizar un complemento que fuese accesible a la población y que aporte al organismo cantidades de estos nutrientes. El complemento diseñado es una crema, que el niño puede comenzar a consumir desde muy temprana edad, denominada STPANAVI.

Consumiendo 140 gr diarios de Spanavi le aporta al organismo del niño:

Calorías

182,3 Kcal.

Proteínas

7,2 gr.

Calcio

261 mg

Fósforo

167,2 mg

Vitamina D

0,4 ug

Stpanavi tiene un costo aproximado de $6 (seis pesos uruguayos) por día. No se pudo comprobar los efectos de la crema en niños debido a la falta de tiempo y por no poder contar con los materiales necesarios, pero sabemos por fuentes de especialistas que podría tener efecto favorables.

Finalmente se llego a la colusión de que es muy poco probable que el factor económico sea el causante del raquitismo, debido a que la población Uruguay tiene muy incorporada en su dieta  a la leche que es un alimento accesible y que aporta las cantidades de estos nutrientes. Además a los niños que nacen en los meses de abril hasta noviembre y que son atendidos en salud publica se los suplementa de forma gratuita con Viosterol (vitamina D3).

 

Costa Coloniense: Passado, presente e futuro?

Agustín Reyes, Rocio Morales

Escuela Técnica de Colônia, Colônia, Uruguai

Foto: Gerardo Lazzari

O grupo apresentou um projeto que tem como objetivo analisar a situação atual da costa da Colônia de Sacramento, já que esta se encontra em uma situação de extrema degradação. O primeiro passo foi realizar um diagnóstico geográfico atual e contrastar essa análise com a situação atual e antiga da região. Com base nesses estudos, foram propostas algumas soluções para a manutenção e preservação da região: construção de muros de contenção para deter as erosões na área, e a construção de diques que impeçam o desmoronamento de muros e possibilite a circulação correta da água.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

MOSTRA MERCOSUL

Apresentação

Fernanda Mattiuz

 
 
 Copyright © 2005-2007 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.