Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
semanasp00_geral
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Evolução & Diversidade foi o tema da Semana Nacional de C&T 2008


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu entre os dias 20 a 26 de outubro e contou com a participação de várias instituições de ensino do país. As atividades são voltadas para a divulgação da ciência e da tecnologia bem como para a discussão de seus impactos na vida de todos e no desenvolvimento do Brasil.

O evento é realizado no Brasil desde 2004. Só em 2007, foram quase 10.000 atividades, em cerca de 400 cidades e 1.400 instituições de ensino e pesquisa e entidades diversas participaram do evento.

A coordenação geral é de responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para a Inclusão Social. Mas a organização e a realização da SNCT conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à C&T nos estados e municípios do todo o país.

O objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende também contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto de diversas pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Várias atividades acontecem por todo o país durante a SNCT: feiras de ciência, concursos, oficinas, cursos e palestras; dias de portas abertas em instituições de pesquisa; ida de cientistas às escolas; jornadas de iniciação científica; ciência itinerante; produção e distribuição de cartilhas, encartes e livros; exibição e produção de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; programas de divulgação em rádios e TVs sobre temas de C&T; atividades envolvendo ciência, cultura e arte etc.

As instituições que participam da SNCT são as mais diversas: Universidades e institutos de pesquisa; escolas públicas e privadas; centros e museus de ciência e tecnologia; entidades científicas e tecnológicas; secretarias estaduais e municipais de ciência e tecnologia e de educação; fundações de amparo à pesquisa; parques e jardins botânicos; comissões de C&T das casas legislativas; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; entidades da sociedade civil; todos os setores e pessoas interessadas.

USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008

A USP é mais um dos lugares onde ocorreram as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A coordenação do evento foi feita pelo Museu de Ciências da USP. 

A programação da “USP na Semana”  apresentou  diversas atividades em diferentes Unidades, Museus, Parques, na capital e no interior do Estado de São Paulo, onde a Universidade possui campi. O evento é voltado para o público em geral, mas com muitas das atividades dirigidas aos professores e alunos das redes pública e privada.

A Praça do Relógio, símbolo da Universidade, foi palco de várias dessas atividades e recebeu muitos jovens, crianças e escolas que vieram desvendar e aprender mais sobre o fascinante mundo da ciência.

Veja o vídeo >>>

 

Envie esta notícia para um amigo

 

PAINEL GERAL Semana C&T

USP

O que é o Museu de Ciências da USP?

Profª.Drª.Elisabete Braga Saraiva

Diretora do Museu de Ciências da USP

Vida na Praça, das células ao homem cultural

Profª.Drª.Elisabete Braga Saraiva

Diretora do Museu de Ciências da USP

Ciência para Robertos, Júlios e Michelles

Ricardo Régener

Equipe do Museu de Ciências da USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.