Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
semanasp00_robertos.php
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

Ciência para Robertos, Júlios e Michelles


Ricardo Régener

18 anos, ECA-USP

Equipe do Museu de Ciências da USP

 

Há realmente algo além de grandes tendas e um movimento atípico na Praça do Relógio, no evento organizado pelo Museu de Ciências da USP. Pelo ponto central da Universidade de São Paulo passam Josés, Renatos, Silvanas, Cláudias: estudantes que voltam do almoço no Restaurante Universitário resolvem entrar nas tendas pra olhar, curiosos, o que acontece; grupos inteiros de 30, 40, 50 alunos chegam ao mesmo tempo, mobilizando todos os monitores. Entre os grupos há aqueles que são de escolas da região, principalmente de Pinheiros e do Butantã, mas também grupos vindos de colégios do Interior de São Paulo: Jundiaí e até de Tatuí, a duas horas da capital paulista.

 

Numa tenda, dedicada a experimentos de Matemática, o grupo de oito meninas da 5ª série da Escola Estadual José Ferraz de Campos acompanha a explicação do monitor sobre pontos de equilíbrio em figuras geométricas. Quando perguntadas sobre o que estão achando das atividades, as respostas vêm com unanimidade: "Legal, muito louco, muito interessante". Ali do lado o seu Roberto, formado em Odontologia pela USP, acompanha o pequeno filho que, deslumbrado, faz bolhas de sabão com as molduras de arame em formas geométricas variadas. "Olha isso aqui, você olha e já lembra da infância" diz o pai, "eu e minha esposa levamos eles na Estação Ciência, nos Museus, no Teatro, é muito importante o pai levar o filho quando é pequeno pra esses lugares", completa.

 

Ali na tenda do lado, dois colegas do Colégio Objetivo assistem compenetrados o vídeo sobre Radiação, no estande do IPEN, o Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares. "A TV emite radiação?", pergunta o jovem interessado, ao final da apresentação. "Toda a luz é uma forma de radiação", responde o monitor Adhemar Ferreira, aluno do Programa de Pós-Graduação do IPEN, e voluntário na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em seguida chegam ao estande quatro garotos animados, da Escola Estadual Ênio Vaz, em Paraisópolis, o mais falador é o pequeno Júlio, de 11 anos, que dá orgulhoso uma entrevista sobre os estandes que mais gostou: "eu gostei mais do Raio-X e do Choque".

 

Lá fora da tenda, na Beira do Espelho D'Água, estão três meninas: Carol, Carine e Michele, moradoras de uma comunidade carente da região. As jovenzinhas passam sem saber o que está acontecendo. "Vocês querem entrar? Tem brinquedos lá dentro!", chama o monitor. "Não, nós não fomos convidadas", recusam, hesitantes. Mas logo cedem ao convite: passam pelas atividades da Tenda de Matemática, ouvem interessadas a explicação sobre como a água sai das estações de tratamento e chega na nossa casa, recebem livros ilustrados de brinde. Arrepiam os cabelos no gerador de eletricidade estática, mexem em animais marinhos e em ossadas de homens e cavalos, aprendem, brincam, sonham no mundo onde a ciência não é apenas útil, mas divertida e agradável.

 

O Museu de Ciências da USP, organizador do evento, tem um papel de integrar as unidades da USP na realização de eventos e iniciativas como essa. A "USP na Semana" é apenas uma entre as muitas iniciativas integradoras do MC: ainda há uma exposição itinerante chamada "Água, uma viagem no mundo do conhecimento", que já passou por 10 cidades do interior de São Paulo e atualmente está no Ecomuseu da Usina de Itaipu, e um programa de visitação gratuita e monitorada a 6 Museus e Acervos da USP, nos finais de semana e feriados.

Veja o vídeo >>>

 

Envie esta notícia para um amigo

 

PAINEL GERAL Semana C&T

USP

O que é o Museu de Ciências da USP?

Profª.Drª.Elisabete Braga Saraiva

Diretora do Museu de Ciências da USP

Vida na Praça, das células ao homem cultural

Profª.Drª.Elisabete Braga Saraiva

Diretora do Museu de Ciências da USP

Ciência para Robertos, Júlios e Michelles

Ricardo Régener

Equipe do Museu de Ciências da USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.