Janeiro de 2009 - Nº 13   ISSN 1982-7733  
semanasp00_museu_ciencias
Jornal Jovem - Aqui você é o repórter
Como participar
Dicas para escrever bem
Fale conosco
USP na Semana C&T
Painel geral
Experimentos
Oficinas
Exposições
C & T explicam
6 Museus da USP
Seção Livre
Humor
Intercâmbio cultural
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
The theme
Open section
Cultural Interchange
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar

O que é o Museu de Ciências da USP?


Elisabete S. Braga G. Saraiva

Diretora do Museu de Ciências da USP

Museus e Centros de Ciências são conhecidos no mundo como locais de divulgação da ciência de forma dinâmica, com demonstrações de experimentos, interatividade e muito contato com animadores científicos. No caso da USP, o Museu de Ciências, Órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, foi criado em 2002 com a missão de articular as Unidades e Órgãos da USP de modo a mostrar de forma integrada, a diversidade do patrimônio de conhecimento e acervos que a USP possui.

 

A USP é guardiã e depositária de um grande acervo de conhecimento, documentos, instrumentos, objetos de arte, coleções das mais variadas incluindo até mesmo animais dos mais diversos grupos. Esse patrimônio deve ser conhecido pela comunidade de forma individual ou em mostras que representem um pouco de cada um deles, em formato integrado. A apresentação da diversidade em um conjunto organizado é objetivo das mostras integradas.

 

O Museu de Ciências da USP encontrou em 2006 uma oportunidade de atuar junto aos integrantes uspianos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento lançado nacionalmente pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. Diante do potencial da USP e da diversidade de acervos, conhecimentos, profissionais e alunos da Universidade, o grande desafio foi encontrar uma unidade diante de tal diversidade, de modo a efetuar um evento de forte extroversão do potencial uspiano para a comunidade.

 

Em 2006, as Unidades da USP começaram a se reunir, sob a coordenação do Museu de Ciências da USP, para mostrar o potencial da Universidade, adotando uma forma de divulgação dos eventos em um livreto conjunto, contendo a maior parte do que acontecia na USP durante a Semana Nacional de C & T. Em 2007, foi delineado o primeiro evento integrado, onde as Unidades e Órgãos da USP, além de efetuarem sua participação nas próprias Unidades, também quiseram participar de um evento integrado na  Praça da Torre do Relógio, local símbolo das ciências na USP.

 

O Museu de Ciências da USP assim, abraçou a proposta de organização do evento integrado, traçando toda a infra-estrutura necessária para fazê-lo. Imaginem a mão-de-obra para esta organização! Foi necessário o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da Prefeitura do Campus.

 

O evento foi um sucesso em 2007 e o Museu de Ciências da USP além de fazer a coordenação de cerca de 20 Unidades e Órgãos participantes de São Paulo e dos demais campi USP, também trouxe para a Praça escolas da rede pública, vindas de até 30 km de distância, contratando ônibus por período, trazendo cerca de 26 turmas de 40 alunos.

 

Neste ano 2008, as escolas foram trazidas das quatro regiões de São Paulo, de uma distância de até 35 km, perfazendo 30 turmas de 40 alunos e muitas outras escolas estiveram na praça, até mesmo vindas de mais de 300 km de distância como a de Vargem Grande do Sul. As cidades de Aparecida, Embu e Tatuí também estiveram na Praça, além de muitos outros visitantes que acharam o caminho do evento aqui na USP.

Para comemorar o centenário da imigração japonesa também foram convidados membros da Aliança Cultural Brasil–Japão e Associação de Ikebana Kato Ikenobu Tatibana da América Latina. Convidados como a SABESP, o IPT e o IPEN, abrilhantaram o “USP na semana”. Cerca de 6500 visitantes passaram pela Praça do Relógio em um evento que foi ampliado em 2008, contando com 7 tendas, 16 estandes e cerca de 24 unidades participantes de São Paulo, São Carlos e Ribeirão Preto.

 

O Museu de Ciências da USP se sente honrado em poder estruturar, coordenar e dar suporte a esta atividade que mostra o potencial da Universidade de São Paulo diante da intensa participação de suas Unidades e Órgãos, atuando em todas as áreas do conhecimento, dando oportunidade aos seus alunos, funcionários, docentes e convidados à prática de extroversão do conhecimento junto ao público.

 

O Museu de Ciências da USP também ofereceu oportunidade aos alunos USP em praticar a popularização da ciência em atividades de monitoria na “USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”. O evento contribui à abertura, com qualidade, do espaço USP para a comunidade.

 

O Museu de Ciências da USP também coordena o Programa Fins de Semana e Feriados em Museus e Acervos da Cidade Universitária. Veja mais em www.museudeciencias.usp.br.

 

Envie esta notícia para um amigo

 

PAINEL GERAL Semana C&T

USP

O que é o Museu de Ciências da USP?

Profª.Drª.Elisabete Braga Saraiva

Diretora do Museu de Ciências da USP

Vida na Praça, das células ao homem cultural

Profª.Drª.Elisabete Braga Saraiva

Diretora do Museu de Ciências da USP

Ciência para Robertos, Júlios e Michelles

Ricardo Régener

Equipe do Museu de Ciências da USP

 
 
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.