Agosto de 2009 - Nº 15   ISSN 1982-7733  
exposicao37.php
exposicoes.col03.php
Como participar
Sua vez, sua voz
Fale conosco
Espelho, espelho meu
Convidados da Hora
Jovens participantes
Seção Livre
Palavra aberta
Som na caixa
Intercâmbio
Poesia
Crônica
Presentation
Here you are the reporter
Open section
Contact us
Dicas de Livros
Acompanhe
Participe da enquete
Todas as edições do JJ
Escola
Como participar
Participante desta edição
PUC / SP

Instituto Tomie Ohtake apresenta Jean Dubuffet

Como parte dos eventos do Ano da França no Brasil, o Instituto Tomie Ohtake traz pela primeira vez à América do Sul uma retrospectiva de Jean Dubuffet (1901-1985), o maior artista francês da segunda metade do século XX. A mostra é composta por uma seleção de 84 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos e litografias, realizadas no período de 1944 a 1984 – Materiologias, Texturologias, o famoso ciclo Hourloupe e seus desdobramentos –, provenientes da coleção da Fundação sediada em Paris, constituída pelo próprio artista. A exposição traz ainda, em um palco de 40 m2, as pinturas recortadas Coucou Bazar que, animadas, compuseram a performance, realizada pela primeira vez em 1973, no Guggenheim de NY, por ocasião de uma grande retrospectiva do artista naquele museu. Até 7 de setembro de 2009

Site aux paysannes, 1966. Fondation Dubuffet, Paris. Foto: Divulgação.

Segundo Ricardo Ohtake, diretor do Instituto, Jean Dubuffet estabelece um interessante paralelo com Tomie Ohtake, artista que dá nome ao espaço, pois ambos começaram a pintar tardiamente, após os 40 anos, e construíram trajetórias alheias às tendências históricas, contudo sem ignorá-las, trabalhando com liberdade a pintura, a escultura e a arte pública. Para Ohtake, ainda, o artista francês realizou um trabalhou inovador e inesperado em sua época. “Estas características e, sobretudo, o impressionante surto criativo de Dubuffet, que construiu linguagens opostas sobre o mesmo tema nas duas fases mais importantes de sua trajetória, trazem esta exposição ao Instituto Tomie Ohtake”, completa.

Debulatoire, 1981-. Jean Dubuffet. Fondation Dubuffet, Paris. Foto: Divulgação.

O artista instintivo Jean Dubuffet que acreditava na criação proveniente de fontes próprias, livres de influências teóricas ou dos ditames da arte, cunhou o termo Arte Bruta justamente para rechaçar o caráter seletivo das artes e valorizar a manifestação expressiva espontânea. Foi um grande colecionar e estimulador de nomes dessa corrente artística, porém, da qual nunca pertenceu devido à sua destacada condição intelectual, como comenta a curadora da exposição. O imóvel onde guardava esta coleção de Arte Bruta é hoje sede da Fundação que leva seu nome, na Rue de Sèvres, em Paris.

 

“Artista ímpar, cioso de sua singularidade, Jean Dubuffet pôs-se resolutamente à margem das correntes dominantes da arte contemporânea, ao rechaçar toda e qualquer herança e haurir em fontes outras, que não as da modernidade, os fluxos que conduzirão sua obra (...) o trabalho de Dubuffet deve igualmente ser considerado uma entidade autônoma, com seu ritmo próprio de evolução e suas propriedades constantes“, escreve Alfred Pacquement, diretor do Museu Nacional de Arte Moderna – Centre Georges Pompidou, em seu ensaio sobre o artista, que fará parte do catálogo da exposição no Brasil.  Segundo Pacquement, aspectos como a valorização do inconsciente, defesa do caráter irracional e da imaginação na arte, como expressões diretas do artista, vindas do surrealismo, dadaísmo e expressionismo, também aparecem na arte de Dubuffet.

 

O artista francês trabalhava com grande liberdade técnica e utiliza diversos materiais em sua produção. Da década de 40 a 60, suas pinturas sublinham a experimentação de texturas com cores e materiais diversos, mostrando uma recusa da representação. As assemblages incorporam materiais não artísticos a telas, como areia, gesso, asas de borboleta, resíduo industrial, etc. Mais tarde a questão gráfica, o desenho, intensifica-se em sua obra. Contudo, aponta Pacquement, a permanência de certos temas — a natureza, por exemplo —, o gosto pelo fato cotidiano, o recurso a técnicas pictóricas específicas, a escolha altamente consciente da experimentação, associada a um controle extremamente estrito dos desenvolvimentos da obra, são características que perpassam todas as fases da produção do artista.

 

A única vez que Dubbufet expôs no Brasil foi a antológica exposição realizada no MASP e no MAM-RJ, em 1973, que unia suas obras às de Giacometti, Bacon e de Kooning, dez obras de cada um, artistas, com exceção do último, com trajetórias próprias e solitárias.

 

Exposição: Jean Dubuffet

Abertura: 15 de julho, às 20h (convidados)

Até 7 de setembro de 2009, de terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) - Pinheiros SP  Fone: 11.2245-1900

 

 

Envie esta notícia para um amigo

EXPOSIÇÕES
 Copyright © 2005-2011 Jornal Jovem - Aqui você é o repórter. Todos os direitos reservados.